• Colunistas

    Saturday, 04-May-2024 20:43:16 -03
    Eduardo Sodré

    Lado a lado

    14/04/2013 01h36

    Os três sedãs repletos de adesivos chamaram minha atenção. Não é todo dia que vemos um Chevrolet Cruze, um Toyota Corolla e um Renault Fluence novinhos perfilados diante de uma loja Honda.

    Assim que cheguei à Redação, telefonei para a concessionária como se fosse um cliente. Pedi para falar com o setor de veículos novos e fui atendido por um solícito vendedor.

    "Boa tarde, o senhor deseja alguma informação sobre nossos carros?" indagou o funcionário.

    De primeira, perguntei: "Posso ir aí para dirigir os carros que estão em frente à loja?".

    O vendedor disse que sim, e que eu deveria guiar também o Civic, para compará-lo aos demais. Estiquei o papo para entender um pouco melhor essa estratégia de vendas, comum nos Estados Unidos, mas rara no Brasil.

    O funcionário explicou que a ideia era promover um teste comparativo entre os principais concorrentes do segmento de sedãs médios. E, é claro, mostrar as qualidades do Honda diante dos adversários.

    Iniciativa válida e sem problemas éticos, pois as outras marcas podem fazer o mesmo e valorizar seus carros na comparação.

    Questiono os preços do Civic, que custa mais que o Fluence. Bem treinado, o vendedor rebate: "Levamos vantagem nos planos de manutenção. É mais barato cuidar de um Honda".

    Perguntei qual era a base dessa informação. De maneira simpática e um tanto jocosa, ele disse que eu deveria perguntar isso para o meu mecânico.

    Faz parte do jogo. Caso a Renault copie essa estratégia, certamente terá profissionais com informações na ponta da língua para defender seus produtos e mostrar o quanto são melhores que os da loja vizinha.

    Feita com correção -- não vale "sabotar" o carro do concorrente --, essa estratégia valoriza a marca, pois mostra a confiança no produto. E, se a moda pega, irá facilitar a vida dos clientes, que farão vários testes pelo preço de um.

    eduardo sodré

    Carioca, é especializado no setor automotivo, que cobre desde 1999. Escreve aos domingos, mensalmente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024