• Colunistas

    Monday, 29-Apr-2024 09:09:38 -03
    Eduardo Sodré

    Adaptados aos buracos

    26/05/2013 01h36

    Uma frase tornou-se clichê na avaliação de automóveis: "A suspensão absorve bem as irregularidades do piso". Tento de todas as formas evitá-la, mas ela retorna como um mantra a cada vez que testo um novo carro por nossas ruas.

    Jamais encontrei tal expressão em avaliações publicadas em jornais e revistas dos Estados Unidos, onde sobram automóveis e faltam buracos. Ou melhor, eles não fazem a menor falta.

    No Brasil, carro robusto é aquele que passa pelos remendos e depressões do asfalto sem que a cabine emita "rangidos de dor". Para que isso seja possível, os fabricantes precisam adaptar seus projetos originais de suspensão.

    A alternativa mais usada é elevar a altura da carroceria por meio de um componente de borracha instalado sobre a torre do amortecedor. Parece algo complexo, mas é como um calço colocado sob o pé de uma mesa.

    A peça serve também para absorver os impactos contra os buracos e diminuir os barulhos a bordo. Por outro lado, pode interferir na estabilidade do automóvel.
    Mesmo com soluções como essa, a melhor maneira de não sofrer com os buracos é tentar evitá-los. Para isso, o motorista precisa reduzir a velocidade ao se deparar com um e tentar desviar, com atenção para não atropelar um motociclista ou bater em outro veículo.

    Essa manobra exige uma nova acelerada para retomar a velocidade, o que aumenta o consumo de combustível e a poluição. E, ao reduzir a velocidade do carro para transpor o obstáculo, haverá reflexo no fluxo de trânsito.

    Milhares de carros, milhares de buracos, lentidão nas ruas e mais fumaça. Os problemas dos remendos precários vão além de uma bolha no pneu.

    Talvez fosse melhor que a suspensão não absorvesse bem as irregularidades. Assim seria preciso adaptar as ruas às características dos carros, e não o contrário.

    eduardo sodré

    Carioca, é especializado no setor automotivo, que cobre desde 1999. Escreve aos domingos, mensalmente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024