• Colunistas

    Wednesday, 08-May-2024 23:24:16 -03
    Eduardo Sodré

    Carro chinês, um segundo olhar

    07/07/2013 02h00

    Meu primeiro contato com um carro chinês foi no aeroporto de Xangai, em 2009. Era uma minivan bem cuidada, forrada de tecido bege. No caminho até o hotel, pude reparar a mistura de elementos que caracterizam a indústria local. Painel estilo VW, rádio à moda GM etc.

    Esse é o lado caricato da indústria automotiva chinesa, um país cujas montadoras ainda buscam uma identidade própria -e não estão longe de alcançar.

    Percebi isso ao guiar o novo JAC J3 por São Paulo. Trata-se de um compacto feito por uma empresa sem parceria com fabricantes ocidentais e que terá fábrica no Brasil.

    Quando o primeiro J3 foi lançado no Brasil, há dois anos, tive a chance de dirigi-lo por 500 km.

    Na época, o painel de instrumentos um tanto confuso e o retrovisor elétrico com acionamento invertido (pressione o botão para cima para fazer o espelho se inclinar para baixo) chamaram mais a atenção do que qualidades como desempenho ou itens de série.

    No teste de agora, encontrei um painel descomplicado e maior cuidado no acabamento. Há outro volante, menor e com alguns comandos do som. O visual também mudou, embora a carroceria seja basicamente a mesma.

    O retrovisor continua funcionando ao inverso -os chineses devem gostar disso-, mas os demais ajustes demonstram a vontade de ganhar público em mercados emergentes do ocidente.

    Marcas concorrentes já presentes no Brasil fazem movimentos semelhantes. A Lifan e a Chery também estão se descolando da caricatura e apresentando produtos que já merecem atenção.

    O que falta? Um pouco mais de refinamento e maior preocupação com a segurança. Mas se a agilidade vista para corrigir os pontos fracos no desenho for a mesma na hora de mexer nesses pontos, em breve teremos carros chineses brigando em pé de igualdade com modelos ocidentais, japoneses e sul-coreanos.

    eduardo sodré

    Carioca, é especializado no setor automotivo, que cobre desde 1999. Escreve aos domingos, mensalmente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024