• Colunistas

    Thursday, 02-May-2024 03:09:02 -03
    Eduardo Sodré

    O futuro da oficina

    EDUARDO SODRÉ

    29/09/2013 09h09

    O leitor escreveu enfezado. Seu Fiat apresentava um problema no painel, onde a luz do airbag acendia de tempos em tempos. O problema só foi resolvido após sete idas à concessionária.

    Em outro caso, o dono de uma motocicleta BMW teve de esperar por mais de dois meses para receber um lote de peças. Os componentes eram importados.

    Há também o episódio do Renault que ficou parado por quase 60 dias na oficina sem que seu defeito fosse diagnosticado. Depois de o serviço ficar pronto, o dono percebeu que havia um amassado na parte traseira do veículo. Ele acredita que esse dano ocorreu durante o período de reparo.

    Essas histórias foram publicadas na seção "Cartas" do caderno "Veículos" nos últimos dois meses. São exemplos de como o atendimento de pós-venda no Brasil precisa evoluir. Há muitos outros casos, que envolvem todos os fabricantes e importadores instalados no país.

    Infelizmente, o futuro pode ser pior. A implementação de novas tecnologias, como os veículos híbridos, elétricos e, mais adiante, autônomos, aumentará a demanda por serviços em oficinas autorizadas. Tais carros exigirão equipamento próprio para reparo e diagnóstico, que limitarão o trabalho de mecânicos independentes. Os planos de revisão serão mais criteriosos.

    Esses serviços serão fundamentais para a sobrevivência das redes concessionárias, que vivem às turras com os fabricantes devido à perda de margem de lucro na venda de carros. O pós-venda é a garantia de perpetuação do comércio automotivo.

    Mas esse cenário de futuro não combina com os problemas do presente. Quem já ficou com o carro parado por falta de peças ou foi mal atendido na hora da revisão não quer nem se imaginar totalmente dependente de serviços de baixa qualidade.

    Os automóveis estão mudando, e a maneira de cuidar deles também precisa evoluir

    eduardo sodré

    Carioca, é especializado no setor automotivo, que cobre desde 1999. Escreve aos domingos, mensalmente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024