• Colunistas

    Wednesday, 01-May-2024 19:53:22 -03
    Eduardo Sodré

    A preço de banana

    16/03/2014 14h53

    Produtores equatorianos tentaram trocar suas frutas por carros brasileiros, mas a ideia não deu certo

    O número de carros vendidos no Equador em 2013 –101 mil unidades– equivale a 15 dias de emplacamentos no Brasil. Mas em tempos em que exportar é preciso, as fabricantes nacionais ficaram animadas com a possibilidade levantada no ano passado: estabelecer um acordo comercial com aquele país. O problema foi a "moeda" de troca.

    Segundo um executivo do setor automotivo, os equatorianos ofereceram seu principal produto tipo exportação, as bananas.

    Não foi a primeira vez que eles buscaram uma forma de vender a fruta no Brasil. Em todas as tentativas, as associações nacionais de bananicultores foram contrárias à ideia, expondo argumentos que vão além da proteção do mercado. Um deles diz respeito às diferenças no controle de pragas entre as nações, o que poderia trazer risco às plantações locais.

    Porém, com a crise europeia, os produtores equatorianos viram suas exportações caírem drasticamente no início desta década.

    Do lado de cá, as variações cambiais em 2013 prejudicaram o envio de automóveis brasileiros para o Equador.

    Bastou unir esses pontos para que o embrionário programa Exportar-Auto, desenhado pela Anfavea (associação das montadoras), encontrasse o "Exportar-Banana".

    Seria uma operação modesta –afinal, o Brasil é um dos maiores produtores de bananas do mundo. As frutas equatorianas teriam status de produto premium, sendo vendidas em poucos pontos.

    Contudo, o bananicultor daqui sabe o quanto de incentivos o governo equatoriano dá a seus plantadores, o que os torna competitivos.

    No fim, os carros brasileiros que são exportados para o Equador não serão beneficiados por um acordo de comércio. Atento à recuperação gradativa da União Europeia, o governo equatoriano acerta detalhes para importar veículos do Velho Continente. Em troca, mandarão suas melhores bananas para lá.

    eduardo sodré

    Carioca, é especializado no setor automotivo, que cobre desde 1999. Escreve aos domingos, mensalmente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024