• Colunistas

    Wednesday, 01-May-2024 23:09:59 -03
    Eduardo Sodré

    De carona no táxi híbrido

    26/05/2014 16h16

    Após 10 meses na praça, o Toyota do taxista Nelson Moreira, 46, está prestes a chegar à revisão de 70 mil quilômetros. Seria um fato corriqueiro, mas um detalhe muda a história: o carro em questão é híbrido, movido a gasolina e a eletricidade.

    Conheci Nelson há duas semanas, quando solicitei uma corrida pelo telefone. Ao ver o Prius chegando, imaginei que a prosa seria boa. Já havia dirigido esse modelo em diversas ocasiões, mas foi a primeira vez que andei no banco do carona, e em um veículo cujo uso é bem mais intenso que o dos automóveis cedidos pelas fabricantes.

    O taxista pagou R$ 120 mil pelo carro –por não se enquadrar nas regras para redução de tributos, o jeito foi desembolsar o preço cheio. O único benefício é a isenção do IPVA, que vale para os carros de praça. Teve receio no início, mas o cotidiano mostrou que a compra foi acertada.

    Nelson garante que, no dia a dia, o consumo urbano do Prius fica em 20 km/l de gasolina. Caso tivesse um Toyota Corolla 2.0, essa média cairia para algo por volta de 11 km/l com o mesmo combustível, se o trânsito estiver fluindo muito bem.

    No anda e para da cidade, o Prius funciona boa parte do tempo no modo elétrico, sem emitir poluentes. O motor a combustão garante força nas ultrapassagens e também trabalha para recarregar as baterias.

    Nelson está satisfeito com seu veículo de trabalho, que não apresentou qualquer problema além do desgaste normal de itens como pneus e pastilhas de freio. Contudo, ele terá de rodar mais de 300 mil quilômetros para compensar o dinheiro investido no carro.

    Se as discussões sobre incentivos para carros verdes evoluíssem em velocidade compatível com os tempos modernos, outros taxistas poderiam ter acesso a carros híbridos, ou mesmo 100% elétricos, como o Nissan Leaf. Os 70 mil quilômetros rodados pelo Prius de Nelson são uma prova de que modelos assim são viáveis no Brasil.

    eduardo sodré

    Carioca, é especializado no setor automotivo, que cobre desde 1999. Escreve aos domingos, mensalmente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024