• Colunistas

    Tuesday, 07-May-2024 07:08:31 -03
    Eduardo Sodré

    A força natural da novidade

    DE SÃO PAULO

    01/03/2015 02h00

    Salvo um enorme esforço de vendas nos últimos dias de fevereiro, o mês irá fechar com menos de 200 mil automóveis novos licenciados, algo que não acontece no Brasil desde fevereiro de 2009. Porém, enquanto as vendas desaceleram, as montadoras continuam a lançar mais e mais produtos.

    Até o início de abril, dois ou três carros inéditos chegarão por semana às concessionárias.

    Não serão apenas importados de alto preço e vendas tímidas, como o recém-lançado BMW M3, mas também veículos com potencial para ultrapassar a casa de 5.000 unidades emplacadas por mês.

    Honda HR-V, Peugeot 2008 e Jeep Renegade estão entre os candidatos a best-seller. Quando seus projetos começaram a ganhar forma, o ambiente era outro.

    Um automóvel não nasce da noite para o dia, mesmo quando as mudanças resumem-se a detalhes visuais. Todos os que estreiam em breve já estavam em desenvolvimento antes de as vendas começarem a cair. Foram criados na bonança e serão lançados na crise.

    Entretanto, apresentar um novo produto em tempos bicudos não é mau negócio para as fabricantes. Se bem aceita, a novidade atrairá compradores, que andam desconfiados.

    Há casos recentes, como as novas gerações do Ford Ka, do Toyota Corolla e do Honda City. Apesar de lançados em tempos de recessão, tais modelos seguem vendendo bem enquanto muitos concorrentes penam para deixar o estoque.

    Como são bastante procurados pelo público, é raro encontrar algum com preço abaixo do sugerido na tabela do fabricante.

    São lançamentos como esses que fazem a indústria manter esperanças sobre o segundo semestre, além de confiar na retomada do crescimento a partir de 2016.

    O mercado automotivo já viveu momentos assim em outras épocas (no fim da década de 1990, por exemplo) e foi ajudado pela força natural da novidade.

    eduardo sodré

    Carioca, é especializado no setor automotivo, que cobre desde 1999. Escreve aos domingos, mensalmente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024