• Colunistas

    Friday, 03-May-2024 06:05:46 -03
    Eduardo Sodré

    Turbinados

    26/07/2015 08h43

    A sala abriga duas bancadas repleta de peças. Pistões, partes em alumínio e plástico estão dispostos em uma ordem lógica, como se prestes a entrar na linha de produção.

    O cenário é parte de uma apresentação na fábrica do Volkswagen, em São Bernardo do Campo, onde o novo motor 1.0 turbo (três cilindros) vai sendo detalhado.

    Acostume-se. Como escrevi em 2013, seu próximo carro será turbo.

    A VW é a primeira a unir "1.0", "Flex" e "Turbo" em um mesmo logotipo. Nada além do esperado, porque a empresa havia feito o mesmo no início dos anos 2000. Porém, as motivações eram outras.

    Naquele tempo, o Gol Turbo aproveitava os benefícios do imposto menor para os carros "mil". Seu desempenho era pautado na esportividade, sem compromisso com questões ambientais. Agora, a meta é reduzir emissões e substituir vetustos motores 1.6 ou 1.8. Sai a cilindrada, entra a eficiência energética.

    O motor flex é dissecado por engenheiros da montadora, orgulhosos de seu pequeno prodígio mecânico. O rotor do turbo parece um delicado botão de flor, mas pode girar a mais de 200 mil rpm.

    Seu ajuste fino faz com que o motorista esqueça que há uma diminuta turbina em algum lugar à sua frente, rodeada por um universo tecnológico distante do alcance do consumidor comum.

    Esse é o objetivo:, fazer com que clientes que não têm ideia do que coloca os seus carros em movimento não se sintam desconfortáveis diante da novidade.

    Todas as grandes fabricantes seguirão o mesmo caminho, e não será um modismo passageiro. A chegada do turbo aos motores pequenos é realidade na Europa.

    O Brasil ficou muito tempo escorado no etanol, mas só agora o combustível de origem vegetal está sendo associado a motores de última geração produzidos no país.

    É importante passo rumo aos carros com nível zero de emissões produzidos em grande escala.

    eduardo sodré

    Carioca, é especializado no setor automotivo, que cobre desde 1999. Escreve aos domingos, mensalmente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024