• Colunistas

    Tuesday, 30-Apr-2024 05:18:35 -03
    Eduardo Sodré

    O ano dos novos motores

    31/01/2016 02h00

    Uma revolução mecânica se desenvolve à sombra da crise na indústria automotiva nacional e aos poucos chega ao mercado. São mudanças pouco visíveis, porém mais significativas do que retoques de estilo.

    O desenho de um carro muda a cada três anos, seja por meio de uma renovação completa ou em pequenos detalhes visuais. Já os motores têm vida longa, pois seus projetos precisam atender a várias gerações de diferentes veículos.

    Contudo, em uma rara conjunção de fatores, tudo está acontecendo ao mesmo tempo em 2016.

    A partir de outubro, as fabricantes deverão provar que a média de consumo de suas linhas de veículos foi reduzida em cerca 12% em relação à 2011. A base de cálculo foi definida pelo programa Inovar-Auto, do qual pouco se tem falado nestes tempos bicudos.

    As montadoras que não atingirem a meta poderão ser punidas com multas vultosas. Já as que ultrapassarem o mínimo exigido serão beneficiadas com reduções progressivas na alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

    Essa é a principal razão de tantos motores novos estarem surgindo ao mesmo tempo. A Ford já confirmou a chegada de seu 1.0 turbo ao Brasil, com três cilindros. A Hyundai terá a mesma solução em breve, bem como a Chevrolet e a Honda. Essas opções já estão disponíveis em outros mercados.

    A Volks chegou primeiro com o 1.0 TSI do Up!, que também equipará versões das famílias Gol e Fox.

    Tudo ao mesmo tempo, com ápice no Salão de São Paulo, em novembro. Lá estarão também o 1.4 turbo da GM (sob o capô da segunda geração do Cruze) e as evoluções mecânicas da linha Fiat.

    Muitas das mudanças técnicas virão acompanhadas de renovações visuais de produtos, que sempre estimulam vendas. Aí reside a esperança da indústria de que 2016 seja um pouco melhor do que o projetado, ajudando a amortizar os altos investimentos em renovação tecnológica.

    eduardo sodré

    Carioca, é especializado no setor automotivo, que cobre desde 1999. Escreve aos domingos, mensalmente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024