• Colunistas

    Saturday, 04-May-2024 06:16:57 -03
    Eduardo Sodré

    Carros e gadgets

    24/04/2016 02h00

    Lembram dos pagers? Foi uma febre pré-celular que saracoteava para lá e para cá. Os aparelhinhos estavam por toda a parte, presos a cintos ou dentro de pochetes, esses símbolos do mau gosto nos anos 1990.

    Lembram do Chevrolet Corsa? O carro fez um sucesso tremendo nos tempos do pager.

    Diferentemente daquele recebedor de mensagens -que foi engolido pela evolução tecnológica-, o "corsinha" continua por aí, vendido zerinho. Hoje atende pelo nome de Chevrolet Classic. Outros tantos, mais velhos, continuam a rodar.

    Os exemplos mostram que há uma barreira temporal a separar carros e gadgets. Um pager de 1996 não tem mais função alguma, suas centrais de atendimento sequer existem. Os carros tem vida longa, não se reinventam a cada ano.

    Ao unir um e outro, há conflito. O motorista reclama que o som do seu carro feito em 2014 não reconhece o smartphone modelo 2016. O intervalo de dois anos equivale a uma geração inteira no Vale do Silício.

    Carros que chegam às ruas hoje começaram a nascer em 2010 ou, no máximo, 2011. Nesse período, o celular que você carrega no bolso ou na bolsa já passou por pelo menos três mudanças significativas.

    Ao mesmo tempo, não é possível transformar um automóvel com pouco uso em uma máquina futurista. São sistemas tecnológicos incompatíveis: um veículo normal não poderá ser adaptado para rodar com eletricidade e de forma autônoma.

    Será preciso fazer uma renovação de frota tão extensa que seu ciclo será contado em décadas. E para continuarem durando como hoje, os carros do amanhã terão de ter uma plataforma aberta, que permita constantes atualizações.

    Esse é o nó da evolução. Há recursos mil que possibilitam conectar automóveis a estradas e a outros veículos, reduzindo a quase zero o risco de acidentes. Essas ferramentas evoluem na velocidade da luz, mas os "corsinhas" de hoje em dia mal passam dos 120 km/h.

    eduardo sodré

    Carioca, é especializado no setor automotivo, que cobre desde 1999. Escreve aos domingos, mensalmente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024