• Colunistas

    Monday, 29-Apr-2024 10:27:28 -03
    Eduardo Sodré

    O impeachment e a indústria

    22/05/2016 02h00

    Não será estranho se o próximo ano registrar um grande avanço nas vendas e na produção de veículos. Os patamares atuais estão baixos a ponto de qualquer marola gerar crescimento percentual de dois dígitos, e as mudanças políticas são quase um tsunami.

    Em 1993, primeiro ano completo do governo Itamar, as vendas no mercado interno cresceram 48% na comparação com 1992, ano do impeachment de Fernando Collor.

    Além dos ventos de mudança, houve um estímulo: a redução de impostos sobre carros 1.0, medida que baixou o preço ao consumidor e consolidou o segmento dos veículos populares. Na outra ponta, os importados também foram beneficiados com diminuição de tributos.

    A maré favorável para o setor perpetuou-se em 1994 com o Plano Real. A bonança se estendeu por mais três anos, até que a crise dos países asiáticos fez o barco quase virar.

    O período pós-impeachment foi marcado por seguidas mudanças no ministério da Fazenda, mas a suposta calmaria política elevou a confiança. A sensação de estabilidade tornou-se palpável com a nova moeda, e a coisa começou a andar.

    Naquela virada de poder, o setor automotivo absorveu as idas e vindas de ministros e taxas. O Brasil já era um mercado em forte expansão, valia o investimento. Além disso, a vida não era fácil em outros países. Nos Estados Unidos, a General Motors engolia o maior prejuízo da história, afogada por gastos gerados pelo seu fundo de aposentaria.

    Não será preciso estabelecer uma nova moeda no país, o que facilita as coisas. Contudo, a queda nas vendas e na confiança é tão grande que um simples rearranjo de tributos será pouco para gerar um ciclo duradouro de crescimento.

    A reação de curto prazo deve ocorrer, mas o clamor do setor automotivo é unânime: fabricantes locais e importadores pedem previsibilidade para agir no longo prazo, algo que faltou nos anos 1990 e continua escasso agora.

    eduardo sodré

    Carioca, é especializado no setor automotivo, que cobre desde 1999. Escreve aos domingos, mensalmente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024