• Colunistas

    Tuesday, 23-Apr-2024 04:36:52 -03
    Eduardo Sodré

    Como dizer ao consumidor brasileiro que tamanho não é mais documento?

    06/08/2017 02h00

    Divulgação
    Nova geração do Volkswagen Polo nacional em versão pré-série
    Nova geração do Volkswagen Polo nacional em versão pré-série

    Ostentar um garboso logotipo "2.0" na traseira de um sedã de porte médio era símbolo de status nos anos 1980 e 1990. Na Chevrolet, o Monza trazia o número, que representa o volume do motor em litros, em grafismo parrudo.

    Na Volkswagen, o tamanho da máquina chegou a ser traduzido em um extenso "2000i", que indicava ainda a presença do sistema de injeção eletrônica. A medida estava em centímetros cúbicos.

    Esses números perderam importância nos dias de hoje, com a evolução imposta por legislações ambientais cada vez mais rígidas e necessárias. Na longa transição entre gasolina e eletricidade, o turbo substitui os litros em busca de reduzir o consumo de combustível e as emissões de poluentes e CO₂.

    Os alemães da Volks vão longe nessa estratégia com o motor 1.0 turbo do novo Polo. São 128 cv de potência, ou 30 cv a mais que o oferecido pelos 2.0 de décadas atrás.

    Em uma volta rápida por pista fechada, o motor "mil" dos tempos modernos derruba qualquer preconceito. O carro mostra-se ágil, sempre disposto a retomar velocidade e sem exagerar no consumo.

    Mas há um problema: como dizer ao consumidor brasileiro que tamanho não é mais documento?

    Para o departamento de marketing, colocar o logotipo "1.0 Turbo" na traseira soa ruim: o cliente acostumado a ostentar o 2.0 pode achar demérito, e opções turbinadas ainda causam desconfiança em um público mais conservador.

    Na Volkswagen, a solução será destacar o torque disponível, aquela força que faz um automóvel subir uma ladeira sem sufoco ou partir ligeiro quando o sinal passa do vermelho para o verde.

    Nesse caso, o 1.0 do Polo vai se transformar em 200.

    O departamento de engenharia da montadora alemã explica que o número se refere ao torque disponível pelo motor turbo, em Nm (newton-metro). Agora imagine aquele vizinho gabola, que no passado enchia o peito para dizer que seu carro tinha motor 2.0, tentando entender essa nova matemática.

    Os engenheiros estão contentes -eles nunca engoliram as nomenclaturas usuais no Brasil. Já o pessoal da publicidade terá muito trabalho pela frente, que vai ser útil também no futuro. Quando a eletricidade vencer seus dilemas e assumir de vez a função de movimentar os carros, não existirá mais 1.0, 1.6 ou qualquer outra litragem.

    eduardo sodré

    Carioca, é especializado no setor automotivo, que cobre desde 1999. Escreve aos domingos, mensalmente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024