• Colunistas

    Tuesday, 07-May-2024 06:55:21 -03
    Elio Gaspari

    Se vier chumbo do juiz Marcelo Bretas em Eike Batista, aviso houve

    05/02/2017 02h00

    OLHO NELES

    Quem leu com atenção o cartapácio do juiz Marcelo Bretas mandando prender Eike Batista ficou com a impressão de que ele mostrou a advogados do empresário que está atento a lances em que a defesa de um cliente passa ser dissimulação de contratos e obstrução da Justiça.

    Se vier chumbo, aviso houve.

    Ricardo Borges - 31.jan.2017/Folhapress
    Eike Batista, preso na Operação Lava Jato, chega à sede da Polícia Federal no Rio
    Eike Batista, preso na Operação Lava Jato, chega à sede da Polícia Federal no Rio

    *

    REFRESCO VENENOSO

    A torcida da Lava Jato deveria fazer um monumento aos advogados que, em 2015, tiveram a ideia de tirar o processo da corrupção na Eletronuclear das mãos do juiz Sergio Moro, levando-o para o Rio de Janeiro. Acreditava-se que o fatiamento da Lava Jato era boa ideia e que na Cidade Maravilhosa as coisas seriam mais fáceis.

    O processo foi para a 7ª Vara Federal, ocupada por um juiz recém-chegado. Era Marcelo Bretas. Ele enfiou 43 anos de prisão no presidente da estatal, almirante Othon Luiz Pinheiro, e mandou para a cadeia Sérgio Cabral e Eike Batista.

    *

    TEORI BOND

    A sorte jogou na mesa do ministro Edson Fachin a relatoria da Lava Jato. Junto foi também a carga da memória de Teori Zavascki. Fachin, como qualquer outro ministro que fosse para a relatoria, corre o risco de repetir Roger Moore. Ele foi um bom James Bond, mas 007, só houve um: Sean Connery.

    Alan Marques - 1º.fev.2017/Folhapress
    O ministro Edson Fachin ao lado da cadeira de Teori Zavascki, em sessão do STF
    O ministro Edson Fachin ao lado da cadeira de Teori Zavascki, em sessão do STF

    *

    VAQUINHA

    Seis jovens estudantes de São Gonçalo foram aceitos pela Nasa na competição de modelos de veículos de transporte em terrenos de outros planetas. Eles se denominam Spacetroopers.

    Em outras competições, eles já conseguiram dezenas de medalhas e agora precisam de R$ 40 mil para viajar até o Alabama, levando o veículo que criaram. Abriram uma página no site Vakinha com o título "Primeiro grupo brasileiro no Nasa Rover Challenge".

    *

    Leia outros textos da coluna deste domingo (5):

    elio gaspari

    Nascido na Itália, veio ainda criança para o Brasil, onde fez sua carreira jornalística. Recebeu o prêmio de melhor ensaio da ABL em 2003 por 'As Ilusões Armadas'. Escreve às quartas-feiras e domingos.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024