• Colunistas

    Sunday, 05-May-2024 06:07:44 -03
    Elio Gaspari

    Paulo Hartung deu uma aula de economia

    12/02/2017 02h00

    Joel Silva/Folhapress
    VITORIA, ES, BRASIL- 08-02-2017 : Entrevista coletiva com o Governador do Espirito Santo Paulo Hartung Gomes, na casa dele em Vila Velha. Crise na seguranca publica do Espirito Santo levou caos ao estado e a capital vitoria com a greve da policia militar.. ( Foto: Joel Silva/ Folhapress ) *** *** ( ***EXCLUSIVO FOLHA***)
    Governador do Espírito Santo Paulo, Paulo Hartung

    Na noite de quinta-feira, o governador licenciado do Espírito Santo, Paulo Hartung, deu uma entrevista à repórter Miriam Leitão. Foi uma magnífica aula de economia e ciência política. Defendeu a responsabilidade fiscal, açoitou a leviandade dos governantes do Rio de Janeiro e mostrou como o modelo de austeridade do governo capixaba deveria ser copiado por outros Estados.

    Depois de um motim da Polícia Militar, mais de cem pessoas haviam sido assassinadas no Espírito Santo e as ruas de Vitória continuam patrulhadas pelas Forças Armadas. Hartung bateu duro no motim: "Movimento inconstitucional", "intolerável", "chantagem". Contudo, a poucos quilômetros de distância, seu governo negociava uma saída para a crise com uma delegação de mulheres de amotinados. Noves fora a teatralidade do encontro, pois governo sério não negocia com amotinado, mas conversa com as mulheres dos amotinados, não houve acordo.

    Em sua jeremiada, Hartung poderia ter evitado o clichê: "Se depender de mim, não ficará pedra sobre pedra". Em 2005, Lula disse que apuraria as denuncias do mensalão, pois "não ficará pedra sobre pedra". Em 2014, a presidente da Petrobras, Graça Foster, anunciou que partiria para cima dos larápios: "Não fica pedra sobre pedra, não fica. Mas não fica, não fica."

    Depois de ter dito que reestruturará a Polícia Militar do Espírito Santo, Hartung revelou uma providência concreta, imediata: criou um grupo de trabalho e ofereceu um acordo aos amotinados. As pedras ficaram sobre as pedras.

    elio gaspari

    Nascido na Itália, veio ainda criança para o Brasil, onde fez sua carreira jornalística. Recebeu o prêmio de melhor ensaio da ABL em 2003 por 'As Ilusões Armadas'. Escreve às quartas-feiras e domingos.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024