• Colunistas

    Monday, 06-May-2024 14:41:41 -03
    Elio Gaspari

    O livro da Império Serrano, a escola sem dono

    19/02/2017 02h00

    Está nas livrarias "Serra, Serrinha, Serrano: o Império do Samba", de Rachel e Suetônio Valença. É uma versão ampliada da primeira edição, de 1981, que se tornou uma raridade. Como escreveu a coautora, trata-se de "um livro-enredo, livro-exaltação". A Império nunca teve dono, nasceu entre os estivadores, em casas onde se dançava o jongo. Os personagens desse Rio de Janeiro são tratados como alguns autores tratam a nobreza europeia. "Hugo Mocorongo" nasceu na rua Felipe Camarão, filho de Orminda e Lucas Pinto Sobrinho. Marta Ferreira da Silva, a "Tia Marta do Império, mãe de santo conceituada e famosa baiana, morreu em 1963 e está sepultada no cemitério do Irajá. "Serra, Serrinha, Serrano" trata a comunidade que gerou e alimenta a tradição da escola com o respeito que se deve dar ao nobres. São marqueses Mano Décio da Viola, que em 1949 compôs a obra-prima "Tiradentes", aquele que foi traído e não traiu jamais a inconfidência de Minas Gerais, ou "Beto Sem Braço", um Laudemir que brigava como ninguém e foi um dos compositores de "Bum bum paticumbum prugurundum".

    Poucas vezes a história de uma comunidade e de uma iniciativa cultural foi tão bem contada, com rigoroso respeito, sem frescura ou folclore, o que chega a torná-lo pesado. Só quem lê a orelha descobre que Rachel Valença é filóloga, trabalhou por 33 anos na Casa de Rui Barbosa e dirigiu seu centro de pesquisas por 12. A narrativa simples de "Serra, Serrinha, Serrano" poderia vir de moradores da esquina das ruas Mano Décio da Viola com Mestre Darcy do Jongo.

    elio gaspari

    Nascido na Itália, veio ainda criança para o Brasil, onde fez sua carreira jornalística. Recebeu o prêmio de melhor ensaio da ABL em 2003 por 'As Ilusões Armadas'. Escreve às quartas-feiras e domingos.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024