• Colunistas

    Monday, 06-May-2024 01:58:06 -03
    Elio Gaspari

    Temer deve evitar falar mal do Brasil

    24/12/2017 02h00

    Quer pelo apreço pelas mesóclises, quer pelo fascínio por palavras difíceis, Michel Temer gosta de cuidar da forma de suas falas. Deve zelar pelo conteúdo, pois dizendo o que lhe vem à cabeça comete atrocidades.

    Outro dia, falando aos oficiais-generais que acabara de promover, disse o seguinte:

    "Convenhamos, nós no Brasil não temos muito apreço pela hierarquia, pela organização, não temos muito apreço pelas instituições."

    Nós quem, cara pálida? Falar mal de Pindorama é um mau hábito do andar de cima que às vezes se infiltra no debaixo. Os italianos adoram falar mal da Itália. Mussolini dizia que governá-la não era difícil, era inútil. O mesmo se dá com os franceses. O general Charles de Gaulle dizia que era difícil governar um país que tinha 246 variedades de queijos. Não há exemplo de homem público americano que tenha feito carreira falando mal dos Estados Unidos ou de seu povo.

    Em Pindorama fala-se mal do Brasil para desprezar sua gente. Há pouco o governador Luiz Fernando Pezão disse que "este país destrói empreendedores". Referia-se ao empresário Eike Batista. Seu empreendedor político, o magnífico Cabral, está na cadeia, condenado a 87 anos de prisão.

    A fala demofóbica de Temer tinha outra carga tóxica. Dizer que "não temos muito apreço pela hierarquia" numa cerimônia militar é falar de corda em casa de enforcado. Para ficar só nos último 50 anos, a geração dos comandantes militares de 1968 e de 1969 destroçou a hierarquia e as instituições baixando o AI-5 e mandando para casa o vice-presidente Pedro Aleixo.

    Quando Temer fala em "nós, no Brasil" deve lembrar que o AI-5 foi urdido e redigido pelo professor Luís Antonio da Gama e Silva, diretor da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, quando ele lá estudava. Nós, não, vocês.

    elio gaspari

    Nascido na Itália, veio ainda criança para o Brasil, onde fez sua carreira jornalística. Recebeu o prêmio de melhor ensaio da ABL em 2003 por 'As Ilusões Armadas'. Escreve às quartas-feiras e domingos.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024