• Colunistas

    Saturday, 27-Apr-2024 18:25:47 -03
    Fernando Canzian

    República de Bananalândia

    15/10/2015 09h03

    Estamos tão metidos no dia a dia das falcatruas, mentiras e politicagens que acabamos perdendo a perspectiva de quanto o país vem se degradando assustadoramente na atual crise política e econômica.

    Fora do Brasil, os jornais vêm estampando neste momento, e com bastante destaque, fotos e textos contando sobre a nossa novela terceiro mundista e seus dois personagens principais, Dilma e Eduardo Cunha.

    Corrupção e violação de leis existem em toda parte, no mundo inteiro. Mas uma avaliação de fora, algumas vezes beirando o jocoso, faz acordar para o fato de o Brasil estar se superando no tratamento seguinte à descoberta de malfeitos.

    Com cadáveres políticos empurrando o país para uma cova cada vez mais funda.

    A realidade horrível para quem está dentro, sofrendo uma recessão de -3% do PIB, inflação de quase dois dígitos e forte desvalorização da moeda, é quase surreal para quem nos vê de fora. A pergunta parece ser: o que esses caras estão esperando?

    Eduardo Cunha foi beneficiário de desvios do Petrolão e mentiu em uma CPI sobre ter dinheiro fora do país.

    Agora, comanda o processo que pode derrubar uma presidente que se diz "ilibada". Mas que violou as contas públicas sob a justificativa de pagar, no ano da sua reeleição, benefícios sociais que contam muito eleitoralmente em um país tão pobre.

    Pode-se considerar que a degradação atual seja um processo político normal dentro das regras mundiais da politicagem. Onde se agarrar ao poder é o que importa. Até que a coisa fique realmente insustentável e as nuvens mudem, derrubando uns e preservando outros.

    Mas e o resto do país? Estamos em meados de outubro e não existe nenhuma solução aparente para nosso problema de fundo: não há dinheiro para fechar as contas, já estouradas. E as coisas não vão parar de piorar sem arrumar isso. Ponto.

    A dívida pública vai continuar subindo, levando dólar, inflação e piora da grave recessão juntos? Com o resto do Congresso e oposição patrocinando o rumo à terra arrasada e a um empobrecimento geral?

    A coisa caminha para isso. E ninguém parece se importar muito.

    *

    Reprodução
    Obra do artista congolês Chéri Chérin exposta na Fundação Cartier, em Paris: em trocadilhos, parlamentares mentirosos de partidos podres
    Obra do artista congolês Chéri Chérin exposta na Fundação Cartier, em Paris: em trocadilhos, parlamentares mentirosos de partidos podres

    Cunha faz parte do normal.

    Segundo levantamento do site Congresso em Foco, no final de agosto havia 130 deputados (26% do total) respondendo a inquéritos e ações penais no STF.

    O numero é subestimado, pois o Supremo ainda não recebeu todos os processos que tramitam pelos Estados contra parlamentares eleitos no ano passado.

    No Senado, onde o mandato dura no mínimo oito anos, o total de acusados chega a 40%.

    fernando canzian

    É repórter especial da Folha. Foi secretário de Redação, editor de política, do "Painel" e correspondente da Folha em NY e Washington. Vencedor de quatro prêmios Esso.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024