• Colunistas

    Sunday, 05-May-2024 11:04:27 -03
    Fernando Canzian

    Lula lá, Dilma cá

    10/03/2016 09h06

    Lula e a presidente Dilma Rousseff parecem ter tomado rumos difíceis de conciliar.

    O líder máximo do PT e seu partido sentem cheiro de cadeia e de uma implosão final com os rumos delineados pela Operação Lava Jato.

    Isolado e assustado, o ex-presidente atiça a militância em sua defesa. Enquanto sindicatos, centrais e outros movimentos sociais prometem ir às ruas para apoiá-lo.

    Os movimentos prometem levar junto a cobrança por uma radical mudança na atual política de ajustes na economia, que cortou verbas e programas públicos que sustentam suas bandeiras.

    Nesse cenário, é como se Lula, o PT e esses movimentos tenham de queimar todo o estoque de pólvora que ainda lhes resta. Enquanto Dilma fará de tudo para preservar o navio.

    A presidente parece estar em outra. Nesta quarta-feira (9), defendeu abertamente os atuais ajustes e cortes em meio a alguns sinais, ainda que muito frágeis, de que o pior da crise talvez esteja passando.

    A inflação começa a dar sinais de esfriamento, o varejo caiu menos e os estoques industriais diminuíram, o que demandará mais produção. Em São Paulo e no Nordeste, a indústria voltou a crescer em janeiro.

    O PIB/2016 deve encolher algo próximo aos 3,8% de 2015. O grosso virá do carregamento do resultado negativo do ano passado. E pode ficar nisso caso a economia reduza a velocidade da piora e encontre alguma base para se recuperar.

    Para tirar alguma força política dos movimentos sociais, portanto, Lula terá de encampar o discurso contra o ajuste no exato momento em que seus efeitos, ainda que timidamente, dão as caras.

    De seu lado, Dilma torcerá para que esse mesmo ajuste tenha cada vez mais efeitos sobre a inflação e estanque o desemprego. Seu governo, e não Lula, dependem disso.

    Os problemas do ex-presidente são de outra natureza.

    fernando canzian

    É repórter especial da Folha. Foi secretário de Redação, editor de política, do "Painel" e correspondente da Folha em NY e Washington. Vencedor de quatro prêmios Esso.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024