• Colunistas

    Monday, 29-Apr-2024 06:37:48 -03
    Fernando Canzian

    Os 'cansados' se vingam da 'quadrilha' de Lula

    29/09/2016 08h26

    A liderança de João Doria (PSDB) na eleição paulistana se dá nove anos depois do lançamento da campanha "Cansei" pelo agora candidato tucano. A época coincide também com o melhor momento do petismo.

    Em 2007, Lula reassumiria a Presidência derrotando o tucano Geraldo Alckmin, padrinho de Doria, e o Brasil cresceria 6% sem maiores distorções macroeconômicas.

    Foi um tempo de forte crescimento em que a "elite branca" reclamava da vida com o movimento "Cansei", contrário ao "estado das coisas", enquanto os mais pobres ascendiam incomodando viajantes em aeroportos lotados.

    É de 2007 também a sugestão "relaxa e goza" aos viajantes de Marta Suplicy, que migrou do PT ao PMDB para tentar se viabilizar em São Paulo.

    Ainda sobre aquele período, Lula disse nesta semana: "Montei uma quadrilha, sim, para tirar 36 milhões de pessoas da miséria e colocar milhões na classe média".

    Os 13 anos do PT no poder foram marcados por uma excepcional distribuição de renda: o ganho dos 10% mais pobres subiu 130% acima da inflação; o do decil mais rico, 32%, segundo dados oficiais.

    Na base do avanço geral, foi a renda do trabalho a protagonista da melhora na distribuição de renda, como mostra o quadro abaixo.

    Editoria de Arte/Folhapress
    O QUE MAIS CONTRIBUIU PARA A MELHORA NA RENDAParticipação em % na mudança de rendimento - 2004 a 2014
    O QUE MAIS CONTRIBUIU PARA A MELHORA NA RENDAParticipação em % na mudança de rendimento - 2004 a 2014

    É certo que a sova encomendada contra o PT na eleição deste domingo tem como pano de fundo o petrolão e as tolices de Dilma na economia.

    Mas o fim do ímpeto na distribuição de renda, a recessão e o medo do futuro talvez sejam a maior força por trás do balanço do pêndulo que se desloca às candidaturas mais à direita nesta eleição, sobretudo nas regiões mais dinâmicas.

    Os milhões que saíram da miséria sob o PT estão rapidamente no caminho de volta ou em vias de escorregar nele por conta do desemprego e da queda na renda do mesmo trabalho que os tirou de lá há alguns anos.

    Pela primeira vez ocorre um movimento inédito de queda na renda e aumento da desigualdade combinados. Se isso não mudar, todo o esforço do trabalho pessoal dos brasileiros terá sido em vão.

    É nessa onda que os "cansados" de 2007 surfam, agora juntos com trabalhadores abatidos pela crise econômica.

    Já a "quadrilha" de Lula virou outra coisa.

    fernando canzian

    É repórter especial da Folha. Foi secretário de Redação, editor de política, do "Painel" e correspondente da Folha em NY e Washington. Vencedor de quatro prêmios Esso.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024