• Colunistas

    Saturday, 18-May-2024 03:29:38 -03
    Futebol na Rede - Dani Blaschkauer, Humberto Luiz Peron

    Será que algum jogador se importa com isso?

    DE SÃO PAULO

    19/03/2013 15h07

    Ele estava angustiado no trânsito, teve de sair mais cedo do trabalho e adiar algumas tarefas, pois não poderia chegar atrasado àquele compromisso. Não era algo banal, ele havia combinado de levar seu filho ao estádio.

    O jogo nem era tão importante assim, nem decidiria nada, mas ele sabia que para seu filho, aquele ato era algo imensurável. E seria um reforço para seu clube poder contar com mais um torcedor fervoroso nos próximos anos.

    Enquanto cruzava alguns faróis amarelos e procurava caminhos alternativos, o pai pensava na dura missão de fazer seu filho torcer por seu time e de todos os esforços que ele fez - e ainda faz - para que o garoto não caia na tentação de sequer simpatizar por algum rival - já que nos últimos tempos, ele só vê o time fracassar. Sem dizer da influência dos amigos, cujos times não se cansam de ganhar títulos e aparecem sempre na ponta da tabela.

    Só sendo muito persistente mesmo para encontrar sempre algo para motivar o filho.

    As frequentes perguntas pela falta de títulos são compensadas por belas histórias de campeonatos conquistados. É preciso usar a confiança - e a idolatria - que o filho tem com seu pai - e até outros familiares - para prometer que, em breve, o clube voltará a dar seguidas voltas olímpicas. Além de ressaltar que as taças que hoje os outros clubes estão ganhando, o seu time ganhou inúmeras vezes.

    A decepção do garoto vendo seus poucos ídolos indo embora também é amenizada pelo discurso de que sempre, na trajetória da equipe, quando ela perde um craque, logo em seguida aparecem dois ou três para substituí-lo, é só uma questão de paciência. Apesar de que muitos dos jogadores que o filho idolatra hoje são bem piores do que aqueles que o pai aplaudia.

    A angústia paterna só aumenta quando ele ouve, quando o time perde, seu filho dizer, com toda sinceridade juvenil: "Estou decepcionado!" Aí só resta ao pai respirar, lembrar as várias vezes que também disse isso a seu pai quando era criança - tempos em que seu time passava por momentos tão ruins quanto agora -, e tratar de contar mais um fato glorioso da história do time.

    O caos no trânsito é amenizado quando o pai lembra a felicidade do garoto quando vai ao estádio. Dos gritos que o menino faz o velho torcedor dar e das inúmeras vezes que ele segue o filho pelas arquibancadas. Sem dizer da cumplicidade e das pequenas mentiras contadas por ambos para conseguir a "liberação" da mãe, porque o filho tem escola no dia seguinte.

    Enfim, a tensão diminui e o pai abre um sorriso, porque conseguiu chegar na hora combinada para pegar o filho. E, aí, logo surge o garoto, otimista, dizendo: "Hoje nada vai dar errado. Vamos ganhar!".

    Ao pai, nessa hora, só cabe beijar o filho e dizer: "Com certeza!" Sem antes pensar: "Será que algum jogador de meu time se importa com isso?".

    Até a próxima!

    Mais pitacos: @humbertoperon

    DESTAQUE

    Para o Atlético-MG, já classificado por antecipação para a próxima fase da Copa Libertadores. O time de Cuca, que já tinha feito um Campeonato Brasileiro muito bom, melhorou em 2013 e, além de ser um time muito forte no setor ofensivo, está marcando bem melhor, que era o ponto fraco da equipe no ano passado, e isso vai ser fundamental quando o time jogar partidas eliminatórias.

    ERA PARA DESTAQUE

    O Flamengo demitiu o técnico Dorival Júnior. Mas o destino do treinador já estava definido desde que a nova diretoria do clube assumiu. Ele só não foi dispensado no início da temporada porque a nova cúpula diretiva achou que a modernidade administrativa que ele prega iria por água abaixo se o treinador fosse mandado embora no final do ano passado. Aliás, o salário alto, que teria provocado a demissão de Dorival Júnior, era o mesmo de quando a nova direção assumiu.

    humberto luiz peron

    Escreveu até dezembro de 2013

    É jornalista esportivo, especializado na cobertura de futebol, editor da revista "Monet" e colaborador do diário "Lance".

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024