• Colunistas

    Saturday, 27-Apr-2024 05:54:02 -03
    Futebol na Rede

    Feliz, mas muito longe de estar satisfeito

    14/08/2013 13h36

    Todos temos um amigo que, de tão fanático torcedor de um time, nos faz parecer que não sentimos nada por nosso clube. O meu tem o nome de Carlos. Já relatei neste espaço duas histórias sobre seu amor incondicional ao Palmeiras. "O menino não está encaminhado!" e "Vida de torcedor: a maldição da feijoada".

    No último domingo, o encontrei pelo bairro e já estava me preparando para ouvir suas opiniões exageradas e entusiasmadas - sempre com críticas à imprensa, que adora falar mal do seu clube - sobre a excelente campanha do Palmeiras na Série B. Também pensei que não faltariam gozações ao mau momento vivido pelo São Paulo, que, para o meu amigo, é o maior inimigo do Palmeiras.

    "Você deve estar insuportável, pois o Palmeiras não para de ganhar", foi minha saudação.

    "Não vou negar que estou feliz. Faz muito tempo que o Palestra não emendava uma sequência de resultados positivos tão longa. Também é bom saber que o seu time está entrando em campo com a convicção da vitória. Mas mesmo com esse cenário não me dou por satisfeito", ele disse.

    "Pode ser que essa passagem pela Série B fosse fundamental para que o Palmeiras possa voltar a ser uma potência do nosso futebol", tentei retrucar.

    "Isso é uma grande bobagem. A Série B nunca faz bem para uma potência como é o Palmeiras. Esqueça essa balela de reconstrução. Isso diz quem nunca passou o tormento de estar na Série B. Caímos em 2002, voltamos em 2003 e muito pouco mudou no clube. Ele continuou sendo mal administrado, gastando rios de dinheiro, o que nos levou a outro vexame no ano passado. Não me venha com esse papinho de que você e seus colegas gostam de dizer que a queda foi importante para o Corinthians, o Grêmio e o Atlético-MG. Na verdade, o ano em que eles ficaram na Série B foi um retrocesso. Se o Corinthians não tivesse caído, com certeza teria conquistado a Libertadores antes. O crescimento do Corinthians se deve à habilidade que eles tiveram de aumentar a arrecadação. Portanto, nada tem a ver com a Série B", escancarou.

    "Bem, de qualquer maneira, o acesso vai ser tranquilo.", tento melhorar o ânimo do meu amigo.

    "Sim, mas como eu te disse: no futebol, o que vale é a questão financeira. O Palmeiras tem muito mais dinheiro que os outros times e por isso está levando tanta vantagem. O salário que ganha um ou dois jogadores do Palmeiras paga a folha salarial inteira da maioria dos clubes da Série B. O domínio seria maior ainda se o time tivesse uma situação econômica melhor."

    "Mas o time está jogando bem", tento argumentar, para ver até onde vai seu desanimo.

    "Eu não vejo essa evolução toda. O time vem ganhando, o que é muito diferente. Mas, se você observar, o Palmeiras vence muitos jogos por 2 a 1, 1 a 0 e nessas vitórias chega até a sofrer pressão de timecos. Aliás, é bom dizer que a Chapecoense, gastando muito menos, tem uma campanha tão boa quanto a nossa.", completou.

    "Poxa, mas o Palmeiras está formando uma boa base para o próximo ano", comento.

    "Será mesmo? Acho que o clube está gastando demais nessa campanha da Série B. Não se pode esquecer que o clube não descarta perder jogador para diminuir o valor da folha salarial. Desculpe, mas quem faz isso não está pensando no futuro. Se o pensamento fosse esse, o clube aproveitaria a moleza da Série B para lançar jogadores jovens, o que não está acontecendo. Pelo contrário, a cada semana o time despacha uma de suas promessas para ficar com jogadores que não estavam sendo aproveitados em outros times. E nem na Copa do Brasil vamos saber se esse time é forte, pois no "mata-mata" qualquer time medonho, com um pouco de sorte, pode ganhar o título", disse ele.

    "Mas o Marcos César - personagem do texto "O menino não está encaminhado!"- deve estar vibrando", já que como era o Dia dos Pais, me lembrei do filho dele.

    "Sim, está feliz da vida. Mas vou te dizer a verdade: o título da Copa do Brasil do ano passado ajudou bem mais no fanatismo dele. O problema na Série B é quando ele me pergunta qual o principal jogador do outro time. Isso quando ele não me fala que nem sabia que existia o clube que o Palmeiras está jogando. Desculpe, mas não dá para saborear uma vitória sobre o Icasa", esbravejou.

    "E a situação do São Paulo? Tem contado muitas piadas e irritando os são-paulinos?", pergunto.

    "Que nada. A coisa para eles está feia. Mas como posso falar algo do São Paulo se o Palmeiras está na Série B? Como tirar sarro de alguém que pode chegar ao inferno se a gente ainda está lá?"

    Antes que eu fizesse outra observação, Carlos se antecipa: "O Palmeiras nasceu para ser bi do Mundial, da Copa Libertadores e não bi da Série B. Desculpe, mas, por mais que o time levante a taça, não dá para o palmeirense ficar satisfeito por ganhar um campeonato de segunda classe". Meu amigo, sabendo que eu demoraria a retrucar sua afirmação, virou as costas e foi embora sem se despedir.

    Até a próxima!

    Mais pitacos em: @humbertoperon

    DESTAQUE

    Não se pode mais aceitar que os nossos campeonatos sejam interrompidos nas chamadas "datas Fifa". É um absurdo, principalmente com o crescimento do número de estrangeiros atuando aqui no Brasil, que os clubes sejam obrigados a jogar desfalcados de seus principais jogadores.

    ERA PARA SER DESTAQUE
    Vários clubes em má situação tentam desesperadamente achar reforços para melhorem seus elencos. Mas é bom lembrar que o máximo que esses times vão conseguir agora são jogadores que servem apenas para complementar - quando não inchar - o elenco

    humberto luiz peron

    Escreveu até dezembro de 2013

    É jornalista esportivo, especializado na cobertura de futebol, editor da revista "Monet" e colaborador do diário "Lance".

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024