• Colunistas

    Saturday, 04-May-2024 09:22:58 -03
    Gilberto Dimenstein

    Essa ideia descolada pega no Brasil?

    DE SÃO PAULO

    10/05/2011 10h47

    Tenho comentado aqui sobre o consumo colaborativo, considerado por economistas como uma das mais importantes tendências futuras: em vez de comprar, as pessoas alugam ou trocam coisas. Será que pega no Brasil, onde a desconfiança sobre a honestidade alheia costuma ser alta? É o que vemos com um projeto que acaba de ser lançado no Brasil, batizado de DescolaAí (mais detalhes no www.catracalivre.com.br).

    A ideia é simples e só é, de fato, viável, por causa das novas tecnologias de informação. O indivíduo se dispõe a alugar seus objetivos usados, usando sistemas eletrônicos de pagamento. É um ganho para os dois lados. Quem coloca para alugar ganha um dinheiro extra. E quem pega o produto não precisa comprar. Muitos dos objetos que temos --uma furadeira elétrica, por exemplo-- são usados poucas vezes ao ano.

    Há cidades fazendo esse tipo de negócio com o carro, motivando o empréstimo entre vizinhos. Sai por um valor muito menor do que a corrida de um táxi para alguém. Em São Francisco, (EUA) chegaram até a desenvolver um sistema por celular que substitui a chave.

    Tudo isso envolve um mínimo de confiança. Muito mais do que a tecnologia, está ai o desafio do DescolaAí, esse projeto pioneiro de consumo colaborativo.

    Se pegar, será um avanço em nossa civilidade. Os indivíduos ganham dinheiro tornando-se microempreendores, além de colaborarem com o ambiente, reduzindo a pressão contra o planeta.

    gilberto dimenstein

    Escreveu até dezembro de 2013

    Ganhou os principais prêmios destinados a jornalistas e escritores. Integra uma incubadora de projetos de Harvard (Advanced Leadership Initiative). Desenvolve o Catraca Livre, eleito o melhor blog de cidadania em língua portuguesa pela Deutsche Welle. É morador da Vila Madalena.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024