• Colunistas

    Friday, 17-May-2024 16:29:10 -03
    Gilberto Dimenstein

    Alegria contra a burrice

    04/02/2013 08h57

    Percorri os blocos de Carnaval neste final de semana em São Paulo. Não vi brigas ou xingamentos. Só alegria - mas muita, muita burrice urbana.

    O paulistano é um ser que vive entre muros, cercado de crachás, encalacrado nos seus carros, condomínios, shoppings. Rua é sinônimo de ameaça, de medo. Somos, em síntese, uma cidade incivilizada, apesar de criativa - criativa da porta para dentro.

    Vimos um mar de gente ocupando as ruas, com vontade apenas de conviver num espaço público. Fala-se até que, neste ano, começou o renascimento do tempo dos blocos de rua.

    Mas não se viu um mínimo de organização do trânsito, da coleta de lixo e de policiamento. Até admito que, neste ano, pelo menos, a prefeitura foi mais aberta à ocupa festiva das ruas.

    Temos, porém, um longo caminho para aprender como usar as ruas, fazendo delas um ponto de encontro - e não apenas um local para irmos e voltarmos do trabalho ou da escola.

    O que vimos, pelo menos neste final de semana, é como a alegria organizada derrotou a burrice.

    gilberto dimenstein

    Escreveu até dezembro de 2013

    Ganhou os principais prêmios destinados a jornalistas e escritores. Integra uma incubadora de projetos de Harvard (Advanced Leadership Initiative). Desenvolve o Catraca Livre, eleito o melhor blog de cidadania em língua portuguesa pela Deutsche Welle. É morador da Vila Madalena.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024