• Colunistas

    Tuesday, 21-May-2024 19:29:23 -03
    Gilberto Dimenstein

    Tatuagem contra o câncer

    01/03/2013 08h01

    Trago hoje três exemplos mostrando como pequenos gestos criativos podem fazer uma grande diferença.

    1) Foi criada uma rede de tatuadores --todos eles profissionais-- que decidiram ajudar gratuitamente mulheres que, vítimas de câncer, ficaram com cicatrizes pelo corpo. Muitas delas tiveram de arrancar os seios. São feitas imagens no corpo, em cima das marcas (veja as imagens aqui ).

    A rede acabou virando uma espécie de fórum para a ajudar a autoestima desses pacientes. E o que se viu é como a tatuagem serviu como uma ferramenta.

    2) O publicitário brasileiro Eduardo Battiston concorreu --e venceu-- um concurso da Google sobre projetos para melhorar a cidade. Sua solução foi simples e genial. Usar o street view para documentar a acessibilidade das calçadas e ruas. Quem vai tirar as fotos são pessoas com deficiência de locomoção. Essa é daqueles projetos que tendem a se propagar pelo mundo (mais detalhes aqui )

    3) Uma entidade chamada Floresta Urbana transforma caçambas em jardins públicos. O que era lixo vira área verde. Simples e barato (veja aqui )

    gilberto dimenstein

    Escreveu até dezembro de 2013

    Ganhou os principais prêmios destinados a jornalistas e escritores. Integra uma incubadora de projetos de Harvard (Advanced Leadership Initiative). Desenvolve o Catraca Livre, eleito o melhor blog de cidadania em língua portuguesa pela Deutsche Welle. É morador da Vila Madalena.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024