• Colunistas

    Friday, 17-May-2024 11:24:04 -03
    Gilberto Dimenstein

    Um incrível marketing de mendigos

    05/03/2013 09h28

    Hoje, um dos principais assuntos do Brasil são os bilionários --a queda violenta de Eike Batista na lista feita pela "Forbes"--, mas vou falar de mendigos. Uma incrível experiência com moradores de rua.

    Sem serem avisadas de que serão submetidas a uma experiência de marketing social, as pessoas chegam ao cinema, na Alemanha, para ver seu filme e, surpresas, encontram cobertores na poltrona.

    O ar condicionado, em vez de esquentar, vai esfriando o ambiente. A sala vai ficando insuportavelmente fria. Todos se protegem nos cobertores que, inicialmente, foram desprezados.

    O trailer que antecede o filme é, porém, diferente. Aparecem, ao vivo, depoimentos de moradores de rua da Alemanha, falando como é difícil enfrentar o frio.

    No final, todos entendem por que a sala está fria. E são pedidos a ajudar. Há um código em cada cobertor que, lido pelo celular, permite uma doação.

    A arrecadação foi um sucesso. Quase ninguém deixou a colaborar.

    Veja as imagens aqui

    gilberto dimenstein

    Escreveu até dezembro de 2013

    Ganhou os principais prêmios destinados a jornalistas e escritores. Integra uma incubadora de projetos de Harvard (Advanced Leadership Initiative). Desenvolve o Catraca Livre, eleito o melhor blog de cidadania em língua portuguesa pela Deutsche Welle. É morador da Vila Madalena.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024