• Colunistas

    Thursday, 27-Jun-2024 20:40:44 -03
    Gilberto Dimenstein

    Robô faz café expresso e demite barista

    31/07/2013 09h11

    Há um debate no meio acadêmico sustentando que as novas tecnologias de informação destroem muito mais empregos do que geram.

    Não é apenas crítica recorrente na história de pessoas com aversão à modernidade --crítica essa que sempre costuma estar errada, já que novas inovações produzem novos e melhores empregos.

    Empresas avaliadas (e compradas) em até U$ 1 bilhão não têm mais uma centena de funcionários. Em alguns casos (Instagram, por exemplo), apenas dezenas.

    Por isso me chamou a atenção uma experiência realizada no campus da Universidade do Texas, em Austin: café expresso feito não por seres humanos, mas por um robô.

    Nada parecido com aquelas máquinas de café ou chá que vemos nas empresas. É a reprodução do modo artesanal de fazer café, com o moedor de grãos e a colocação do pó na máquina de café expresso.

    As pessoas podem ordenar através do seu smartphone.

    Veja os vídeos sobre o funcionamento do barista-robô. Assista também a vídeo de um restaurante em que a comida chega na mesa do cliente voando.

    gilberto dimenstein

    Escreveu até dezembro de 2013

    Ganhou os principais prêmios destinados a jornalistas e escritores. Integra uma incubadora de projetos de Harvard (Advanced Leadership Initiative). Desenvolve o Catraca Livre, eleito o melhor blog de cidadania em língua portuguesa pela Deutsche Welle. É morador da Vila Madalena.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024