• Colunistas

    Sunday, 28-Apr-2024 18:01:18 -03
    Gilberto Dimenstein

    O camarote dos idiotas

    05/11/2013 08h24

    O personagem é insignificante. Mas a reação a ele não é nada insignificante.

    Reportagem da revista "Veja São Paulo" mostrou o "Rei do Camarote" --um indivíduo, que se diz empresário, para quem o valor máximo na vida é torrar dinheiro, muito dinheiro, em camarotes das baladas.

    Seu objetivo é, como diz, "agregar" valor ao camarote, com champanhe cara, celebridades e mulheres vistosas.

    Foi assunto que mais movimentou a internet, em meio ao deboche generalizado sobre esse símbolo de futilidade explícita. A resposta ao deboche involuntário do "Rei do Camarote" foi o deboche voluntário.

    A desigualdade e a futilidade não são obviamente novas em parte da elite brasileira -está aí o exemplo mais recente de Eike Batista, com seu carro decorando a sala de estar.

    O que é novo é a redução da tolerância para esse tipo de personagem e atitude, que desrespeita, na sua ostentação, uma nação que vai cada vez mais para as ruas para denunciar e exigir melhor condição de vida, das escolas, passando pelos postos de saúde, até o transporte público.

    A qualidade do serviço público, a começar da educação, aliás, mostra como somos um país do camarote, onde tantos têm tão pouco e poucos têm tanto.

    Há um cansaço crescente com o camarote dos idiotas, que se imaginam (e assim são tratados) como celebridades.

    *

    Para compensar: a Rede Nossa São Paulo está escolhendo, em votação abertas, as pessoas que fazem a diferença na cidade de São Paulo e são motivo não de deboche, mas de inspiração. Veja a lista

    gilberto dimenstein

    Escreveu até dezembro de 2013

    Ganhou os principais prêmios destinados a jornalistas e escritores. Integra uma incubadora de projetos de Harvard (Advanced Leadership Initiative). Desenvolve o Catraca Livre, eleito o melhor blog de cidadania em língua portuguesa pela Deutsche Welle. É morador da Vila Madalena.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024