• Colunistas

    Sunday, 28-Apr-2024 16:37:22 -03
    Gregorio Duvivier

    Bíblia secreta - parábolas apócrifas

    30/03/2015 02h30

    A Josafé, primogênito de Samira, só lhe ocorria fumar maconha. Embrenhava-se pelos mercados de Icônio, onde trocava as cerâmicas de Samira por quilos de erva prensada. "Não és benquisto em Icônio, nem em toda a região da Licaônia", disse-lhe Abraé, pai de Samira, esposo de Epíramis. "Não ajudas na lavoura, tampouco sabes manejar a espada e, para piorar, incentivas o tráfico." Josafé subiu o monte Quebé à procura de abrigo. Deitou-se ao pé de uma tamareira, exaurido. Foi quando o SENHOR lhe apareceu em sonho e lhe deu uma semente. "Plantai, Josafé. E sede feliz", disse-lhe o SENHOR. E Josafé acordou. E tinha em suas mãos a semente. Plantou-a e nasceu a erva mais pura. Batizou-a de Escanque (heb. "gratidão ao SENHOR"). E foi feliz.

    Jusseu tentava entrar em uma padaria, mas ela já estava fechada. "Sabes com quem estás falando?", argumentou o mancebo. "Sou Jusseu, filho de Haroque, neto de Naulo, bisneto de Clauro, tataraneto de Abdir." Mas a essas alturas já lhe tinham fechado a porta na cara. Naquela noite, um anjo lhe apareceu em sonho: "Jusseu, não citai sua progenitura. Isso não é relevante. E demonstra arrogância". Ao que Jusseu retrucou: "Faço o que eu quiser. Sou Jusseu, filho de Haroque, neto de Naulo, bisneto de Clauro, tataraneto de Abdir". Ao que o anjo aquiesceu, pois nem sequer tinha pai.

    Abnatã tinha três mulheres: Nara, Mara e Sara. "Bom dia, Nara", disse Abnatã, sem perceber que estava falando com Mara. Iniciou-se uma discussão. "Você prefere a Nara", disse-lhe Mara. Abnatã retrucou: "Acalma-te, Sara", errando novamente seu nome. Sara, que estava calma, retrucou: "Estou calma, imbecil!". "Não estou falando com você, Nara." Nara, que estava acordando, disse-lhe: "O que foi, Absalão?", confundindo-o com o vizinho, de quem era amante. Abnatã jogou um vaso de barro na parede, ao que um anjo surgiu e disse-lhe: "Chamai-vos a todos de 'meu amor'. Isso resolve o problema. Tenho 300 mulheres e nunca me confundi". Ninguém riu, ao que o anjo respondeu: "Era uma piada. Sou anjo e não tenho sexo". Ninguém riu. "Ride, pois fiz um chiste". E todos riram forçadamente. Ao que o SENHOR apareceu: "Não expliqueis piadas, anjo. Se ninguém riu, passai batido". E todos riram, mesmo que não houvesse graça, pois era o SENHOR que estava falando. "Isso não era uma piada" disse o SENHOR. "Só ride onde há graça, onde não há, não riais." E todos aquiesceram, em silêncio.

    gregorio duvivier

    É ator e escritor. Também é um dos criadores do portal de humor Porta dos Fundos. Escreve às segundas.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024