• Colunistas

    Saturday, 27-Apr-2024 14:54:32 -03
    Guto Requena

    Minhocão: experimentar é preciso

    DE SÃO PAULO

    09/02/2014 01h30

    Mudei para São Paulo em 2002 e desde então sou um frequentador assíduo do Minhocão –e um curioso pelas questões que o envolvem.

    A Folha noticiou esta semana o projeto de lei apresentado à Câmara Municipal para fechá-lo aos sábados. Essa lei traz um horizonte importantíssimo, já que inúmeras experiências poderiam ocorrer no elevado Costa e Silva (zona oeste).

    Se ele fechar, ao menos dois dias seguidos na semana, haverá tempo hábil para que sejam montadas estruturas temporárias de apoio a inúmeras ações, como piqueniques, exibição de filmes, teatro, eventos cívicos ou esportivos.

    Você já visitou o Minhocão à noite ou aos domingos? Muitas atividades acontecem ali, ainda que de modo informal e precário.

    O Bloco Carnavalesco Filhos da Santa, por exemplo, desde 2009 reúne a comunidade local com projetos sociais e ocupações culturais. O paulistano carece de parques e áreas qualificadas para o convívio –e o morador daquela região, em particular, não dispõe de local para a prática de esportes no entorno do minhocão.

    Em 1989, a prefeita Luiza Erundina determinou que o Elevado fosse fechado das 21h30 às 6h30 e aos domingos. Vinte e cinco anos se passaram e nada mais foi feito.

    O fechamento do Minhocão aos sábados pode ser um primeiro passo rumo ao seu fechamento completo e a um possível parque linear. Sua demolição é o caminho mais custoso, óbvio e preguiçoso e me faz lembrar da triste reforma e péssimo projeto da Praça Roosevelt, reinaugurada em 2012.

    Se o Minhocão for "encerrado", estudos de mobilidade precisam ser feitos para prever alternativas para o fluxo de automóveis. Essa é uma questão complexa, mas a cidade em que queremos morar não pode ser pensada exclusivamente sobre a perspectiva do veículo privado.

    O Parque Minhocão poderia ser um símbolo exemplar da nossa cidade, realizado de modo colaborativo, envolvendo diferentes profissionais de design e planejamento urbano.

    O local tem potencial para resultar em um projeto de fato contemporâneo, não apenas em sua estética como também em seu programa.

    guto requena

    Escreveu até novembro de 2015

    É arquiteto graduado pela USP.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024