• Colunistas

    Saturday, 11-May-2024 04:33:31 -03
    Guto Requena

    O novo escritório

    04/05/2014 01h30

    Na próxima semana vou palestrar no Worktech São Paulo, uma conferência internacional que discute o futuro do trabalho e dos escritórios.

    Há alguns anos desenho espaços corporativos e pesquiso suas transformações. Não apenas uma nova estética emerge, como também novos programas e necessidades, desdobramentos dos comportamentos e modos de vida atuais.

    Destaco aqui algumas características que conectam os projetos mais interessantes que tenho visto pelo mundo.

    Office-home - Cada vez mais escritórios buscam levar para o ambiente de trabalho o aconchego do lar, criando espaços com referências à casa, utilizando materiais menos corporativos, com decoração mais informal, muitas plantas e iluminação mais confortável e quente. Cachorros são mais bem-vindos.

    Além do desktop - Empresas de tecnologia de informação e comunicação, como Google e Facebook, impulsionaram o desenvolvimento de espaços de convívio como estúdio de música, sala de jogos e video game, cinema e áreas de esporte. Nesses ambientes, profissionais de departamentos diferentes se encontram, estimulando a troca de novas ideias e o surgimento de projetos inesperados.

    Mais humor, por favor - Uso de padrões gráficos e cores como elementos de identidade, fotografias, grafite, escorregador, pista interna de skate e objetos que sugerem humor e ironia quebram a rigidez e trazem uma atmosfera mais lúdica, sem infantilizar a empresa.

    Escritório verde - Edificações racionalizam o uso de recursos naturais, buscando eficiência e eficácia energética e priorizando materiais e sistemas locais e com menor impacto ambiental.

    Trabalho móvel - Neste momento em que as tecnologias digitais permeiam todas as instâncias de nossas vidas, o tempo e o espaço se tornaram mais elásticos. Nossos horários de trabalho são cada vez mais flexíveis. Com um tablet ou laptop conectado à internet, posso transformar praticamente qualquer espaço em um escritório provisório, como o terraço ou o refeitório.

    Mesas com alturas reguláveis e rodízios permitem deslocar o desktop pela empresa e configurar formatos diversos de equipes.

    guto requena

    Escreveu até novembro de 2015

    É arquiteto graduado pela USP.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024