• Colunistas

    Sunday, 12-May-2024 11:05:34 -03
    Guto Requena

    Parklets para uma cidade melhor

    27/07/2014 01h30

    Você já fez algo para melhorar a qualidade de vida da cidade em que você mora alguma vez? Não sabe como? Você já ouviu falar dos parklets?

    Trata-se de uma espécie de praça temporária, uma extensão da calçada construída ocupando vaga de carros na rua. Um mobiliário urbano que pode abrigar paisagismo, bicicletário, guarda-sol, equipamento esportivo, sinal de wi-fi, biblioteca ou outros equipamentos e serviços que melhoram a cidade promovendo o convívio entre as pessoas.

    Ao passar pela Avenida Paulista, visite o parklet instalado em frente ao Conjunto Nacional, na Rua Padre João Manuel. Sente por um instante e perceba o que acontece por ali: parklets são um momento de respiro no meio do caos.

    Esse parklet foi o primeiro oficialmente instalado desde que a prefeitura recentemente regulamentou o seu uso. Ele foi feito pela ContainIT. "Tentamos com alguma incorporadora ou construtora mas nenhuma nos apoiou, então decidimos nós mesmos bancar sua execução, que custou cerca de R$ 70 mil, incluindo manutenção e seguro", me contou Lula Gouveia, arquiteto do SuperLimão, que assina o projeto junto ao H2C e Zoom Arquitetura, com paisagismo de Sapu. Parklets podem ser um ótimo exercício de design.

    Seria incrível se as empresas percebessem que financiar esse tipo de projeto é uma maneira elegante de comunicar sua marca e custa menos do que um anúncio numa revista. Dados da prefeitura mostram ainda que instalar o parklet na frente de um estabelecimento comercial melhora 14% suas vendas.

    O processo e as regras são simples e a prefeitura dá todos os passos no manual de implementação no seu site: www.gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br/parklets. O Instituto Mobilidade Verde ensina a fazer: www.institutomobilidadeverde.wordpress.com.

    Parklets abrem a possibilidade de um urbanismo mais colaborativo e inclusivo, onde a cidade é projetada diretamente pelo cidadão, já que qualquer um pode submeter um projeto. Além disso eles promovem mudanças em tempo real, sem a necessidade de grandes obras milionárias e muita burocracia. Nossa cidade precisa urgente de menos carros e mais sorrisos.

    guto requena

    Escreveu até novembro de 2015

    É arquiteto graduado pela USP.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024