• Colunistas

    Monday, 06-May-2024 06:05:23 -03
    Guto Requena

    Confira 10 dicas sobre o curso de arquitetura

    01/11/2014 02h30

    Quando eu decidi que queria ser arquiteto, recebi conselhos sobre estudar engenharia, pois me garantiria um futuro mais promissor.

    Decidi estudar o que de fato eu amava, o resto seria consequência. Estamos em novembro, momento de a moçada prestar vestibular e escolher sua profissão. Quero compartilhar aqui dez dicas sobre o curso:

    1. Arquitetura é formação de ser humano, é aprender acima de tudo a olhar com atenção para o homem e para a cidade.

    2. O mercado valoriza o profissional criativo. Não se desespere se não sabe desenhar bem. As ferramentas digitais facilitaram nossa vida.

    3. Vá ao teatro, assista a todos os filmes (especialmente os fora do circuito hollywoodiano). Leia mais, vá a exposições, seja curioso e junte dinheiro para viajar e ver o mundo.

    4. Não é preciso ter um sobrenome tradicional ou uma família rica para se destacar. Se você tiver bons projetos na faculdade, submeta-os aos grandes blogs de design como "Dezeen", "Yatzer", "Archdaily", "Designboom" e "Designmilk".

    5. Compre uma bicicleta dobrável e vivencie diferentes cidades.

    6. Ande com um caderninho para fazer rascunhos e anotar ideias, o que você pensa e vê. Ele será seu grande amigo.

    7. Os bons profissionais serão aqueles que estiverem antenados com sustentabilidade e cultura digital, que hoje permeia todas as instâncias do nosso cotidiano. Trabalhe com novos softwares de modelação e design paramétrico, como o Grasshoper e o Processing. Aprenda noções básicas de programação, aplicativos e interfaces colaborativas. Arquitetura não é feita apenas por concreto e tijolo, ela é híbrida, mistura o analógico e o virtual.

    8. Seja multidisciplinar, estude em outros cursos, circule por outras áreas. Arquitetura é cada vez mais aberta, complexa e parecida com o cinema, em que uma grande equipe colabora.

    9. A graduação em arquitetura nos permite exercer tantos trabalhos: cenografia, urbanismo, gráfico, fotografia, professor, mobiliário. Não pare de estudar nunca.

    10. Durma menos! Pra que dormir se a gente pisca? Hahaha. Sério, muita ralação, estudo, pesquisa, mão na massa. Não tem milagre.

    guto requena

    Escreveu até novembro de 2015

    É arquiteto graduado pela USP.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024