• Colunistas

    Sunday, 12-May-2024 13:47:10 -03
    Guto Requena

    Café com a designer Bethan Laura Wood

    16/11/2014 01h30

    Na semana passada aconteceu a segunda edição da feira MADE - Mercado, Arte e Design. Com curadoria de Waldick Jatobá, durante cinco dias, o Jóquei Clube de São Paulo abrigou palestras, galerias de design, instalações e exposições.

    Nomes consagrados como o de Fernando Campana e do arquiteto japonês Sou Fujimoto (um dos meus ídolos) circularam entre estudantes e jovens designers nesse que já se tornou um dos mais importantes eventos da área na América Latina.

    A inglesa Bethan Laura Wood, 31, que despontou na cena internacional, palestrou e expôs. Ela é designer de produto pela Royal College of Arts de Londres e professora na prestigiada escola suíça ECAL. Seu trabalho transita por diferentes suportes, como moda, joalheria, produtos, espaços, vitrines e estampas. Batemos um papo no seu último dia em São Paulo. Acompanhe abaixo os principais trechos:

    -Como funciona seu estúdio?
    Tenho poucas pessoas fixas, meu ideal de escritório é ter colaboradores, de diferentes áreas, que integram as equipes de acordo com a natureza dos projetos que desenvolvo.

    -O que marca o seu trabalho?
    Sou obcecada pelos detalhes, por matemática e proporções, combinação de cores, texturas e uso preciso de diferentes materiais. Minha formação me deu os ensinamentos necessários para eu ter uma metodologia de projeto, independentemente da escala ou suporte que crio.

    -Como decidiu ser designer?
    Ainda criança eu queria ser artista, mas, quando cresci, entendi que existiam muitos caminhos possíveis dentro do espectro das artes. Sempre me interessei pelo mundo físico até perceber que tudo a nossa volta foi desenhado por alguém.

    -Qual é sua percepção sobre o novo design brasileiro?
    Existe algo diferente nos jovens designers daqui, uma nítida influência da herança local, da cultura e também dos irmãos Campana. Eu gostei bastante da convivência entre passado e presente que vi na feira.

    -Como você vê o futuro do design?
    Uma mistura de desmaterialização e nostalgia. Seremos mais nômades, vamos trabalhar em todos os lugares e as instâncias pública e privada estarão ainda mais fundidas.

    Divulgação
    A designer inglesa Bethan Laura Wood
    A designer inglesa Bethan Laura Wood

    guto requena

    Escreveu até novembro de 2015

    É arquiteto graduado pela USP.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024