• Colunistas

    Sunday, 05-May-2024 12:17:51 -03
    Guto Requena

    Rural digital

    14/12/2014 01h30

    Acabo de chegar de uma das minhas mais incríveis viagens. Fui visitar o Jalapão, para conhecer o povoado de Mumbuca, no interior do Tocantins.

    Trata-se de um vilarejo com pouco mais de cem habitantes, que mais parece uma grande família. Lá se iniciou o artesanato do capim dourado, uma espécie vegetal com cor de ouro, que cresce nessa região.

    Foram quase dois dias de viagem, entre caçamba de caminhonete, van coletiva, galinhas e muitos vaga-lumes, para atravessar um dos lugares mais remotos, menos populosos e mais bonitos do Brasil. Passamos quatro dias em Mumbuca, pesquisando e documentando a cultura, mitos e tradições que envolvem o capim dourado.

    Levar os ensinamentos do design para essas comunidades pode ter um papel transformador, como nos mostrou a arquiteta Lina Bo Bardi e a teórica e curadora Adélia Borges, que nos ensinaram que temos muito a aprender com esses povoados.

    Mas é o designer Marcelo Rosenbaum quem tem dedicado sua vida a essa questão, informando o país e o mundo sobre o potencial criativo dessas experiências. É por isso que Marcelo é um dos mais relevantes nomes do design brasileiro.

    Ele capitaneia há cinco anos o projeto A Gente Transforma (AGT), que tem como principal característica empoderar comunidades, valorizando sua cultura, elevando a autoestima e mostrando a função social do design como poderoso instrumento de melhoria de qualidade de vida. "O AGT usa o design para expor a alma brasileira", explica Marcelo.

    Ficou clara, em minha visita, a força que a internet e as tecnologias numéricas pode ter para esses vilarejos, promovendo o intercâmbio de informações, educando e ampliando o alcance de suas tradições.

    Por exemplo: com aplicativos, redes sociais e games para celular (sim, em Mumbuca os jovens têm celular com internet), com a disseminação de sua tradição oral (músicas, fábulas) ou com a integração entre seu artesanato e os novos rumos da criação e fabricação assistidos por computador.

    Daí a fundamental importância de políticas públicas relacionadas à cultura, inclusão digital e ao design em nosso país.

    guto requena

    Escreveu até novembro de 2015

    É arquiteto graduado pela USP.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024