• Colunistas

    Sunday, 28-Apr-2024 17:06:02 -03
    Guto Requena

    Pra que ciclovia em SP?

    05/04/2015 01h30

    Porque é preciso alternativas de locomoção urbana. Porque já se instaurou uma cultura de bicicleta, com cada vez mais adeptos.

    Segundo associações de cicloativismo e a Prefeitura de São Paulo, mais de 500 mil ciclistas usam a bike como meio de transporte diário.

    Porque é saudável. Pessoas menos sedentárias são mais felizes e dão menos gastos à saúde pública.

    Porque é democrático. Em cima de uma bicicleta somos mais parecidos uns com os outros. Porque com mais pessoas na rua temos menos violência. Porque é mais barato construir ciclovias do que qualquer outra infraestrutura de transporte.

    Porque ciclovias atraem famílias e é fundamental no processo de educação e cidadania das crianças. A criança que anda de bicicleta, e vive de fato a cidade e a rua, será um adulto mais comprometido com seu planeta, mais engajado.

    Porque é sustentável. Porque menos carro gera menos poluição. Porque o excesso de automóveis paralisa a cidade, afeta a economia e a qualidade de vida. Porque estimula o comércio local. Porque é autoritário e egoísta que, em São Paulo, os carros ocupem 80% do espaço das vias, levando apenas 20% das pessoas que se deslocam.

    Porque segundo o plano da CET, as vias para bikes ocuparão as faixas de estacionamento, e não as vias de rolamento dos carros: o espaço destinado para o estacionamento de veículos é público.

    Porque a CET faz estudos técnicos de implantação das ciclovias há mais de duas décadas. Porque foi amplamente discutido em diversas audiências públicas do Conselho Municipal de Transportes.

    Porque mesmo com uma topografia cheia de sobe e desce, existem alternativas de rotas e a possibilidade de usar o metrô e o ônibus em horários especiais, num sistema misto de locomoção. Porque temos o direito à segurança, diariamente tenho medo de morrer indo para o meu estúdio pedalando.

    Porque é um direito previsto pelo Código Brasileiro de Trânsito. Porque ajuda a construir identidade urbana e sentimento de pertencimento. Pedalando sorrimos mais, olhamos nos olhos, devolvemos a verdadeira escala que a cidade deve ter, a cidade para pessoas.

    guto requena

    Escreveu até novembro de 2015

    É arquiteto graduado pela USP.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024