• Colunistas

    Thursday, 02-May-2024 07:44:05 -03
    Guto Requena

    A pipa e o farol

    19/04/2015 01h30

    Sinto saudades de pipas. Pipas coloridas, gráficas, papel de seda, pipas ao sol. Pipa com meu pai na praia, pipa com meus primos no sítio. Pipa com cerol de vidro.

    Não vejo pipas no céu de São Paulo, mas ontem me emocionei com uma pipa gigante no asfalto. Trabalho delicado do artista argentino Tec, que escolheu São Paulo como sua cidade e seus muros e asfaltos que abrigam uma das melhores arte urbana do nosso tempo.

    Se você passou pelo bairro de Perdizes já se deparou com seus imensos grafites nas ladeiras, como o rato ou a lagartixa, num momento de devaneio, ruptura surreal do cotidiano cinza e muitas vezes sufocante da capital. O trabalho do Tec é um convite ao sonho.

    Foi no asfalto da região de Americanopolis, situada nos distritos Jabaquara e Cidade Ademar, na zona sul de São Paulo, que o artista pintou pipas gigantes e usou um robô voador (drone) para documentar do céu o contraste da sua arte com a realidade daquele lugar.

    "Criança empinando pipa, se divertindo e ocupando as ruas. Essa é uma imagem ideal de infância e da cidade que queremos", me contou Tec, que foi para a periferia de São Paulo para reencontrar o céu ocupado pelas pipas. "É interessante como a pipa faz parte do imaginário da periferia, enquanto as novas tecnologias e a internet tiram elas do céu em bairros nobres e centrais da cidade".

    A documentação do "Projeto Pipa", com fotos e vídeos, estará exposta até o dia 30 de maio no Instituto Choque Cultural, localizado no primeiro andar do Farol, num charmoso edifício no Vale do Anhangabaú.

    O prédio celebra esta semana um ano de intensa produção, com seus quatro andares ocupados por coletivos, como o Líquen (de arte e design), o Fluxo (estúdio de jornalismo de Bruno Torturra) e o Bar Balsa, com seu terraço festeiro.

    O Farol e seus ocupantes guerrilheiros acenderam uma chama criativa que ilumina o centro histórico de São Paulo, promovendo debates, performances, saraus, cursos, oficinas e festas num bravo movimento de ocupação e resistência. A pipa e o farol sinalizam um horizonte possível para uma São Paulo melhor. Avante!

    Arquivo Pessoal/Guto Requena
    Trabalho do artista argentino TEC, que desenha no asfalto da cidade
    Trabalho do artista argentino TEC, que desenha no asfalto da cidade

    guto requena

    Escreveu até novembro de 2015

    É arquiteto graduado pela USP.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024