• Colunistas

    Tuesday, 07-May-2024 11:29:53 -03
    Hélio Schwartsman

    A intimidade da urna

    26/10/2014 02h00

    SÃO PAULO - Como grande humorista que é, Gregorio Duvivier nos faz rir e pensar em coisas sérias ao mesmo tempo. Na coluna da última segunda-feira, levantou um ponto interessante, ainda pouco explorado pelos cientistas políticos. Para Duvivier, na hora de votar, ninguém está pensando nos outros -e é por isso que a democracia representativa não dá muito certo.

    A tese de que o eleitor vota de forma egoísta, tendo em vista primariamente seu próprio bolso, é de fato popular. Desposam-na não apenas as torcidas do Corinthians e do Flamengo como também muitos cientistas políticos e, principalmente, economistas. Bryan Caplan, entretanto, sustenta que essa teoria está errada.

    Para ele, ao menos nos EUA é muito baixa a correlação entre autointeresse e preferências político-ideológicas. A hipótese do egoísmo não explica bem questões como filiação partidária (um milionário negro tem mais chance de ser democrata que um faxineiro branco), aborto (há mais homens do que mulheres entre os pró-escolha) ou serviço militar obrigatório (durante a Guerra do Vietnã, eram principalmente homens que o defendiam). Funciona melhor para prever o apoio a leis antifumo (os tabagistas as odeiam).

    Segundo Caplan, a hora do voto é um momento em que o eleitor tende a ser extremamente altruísta, escolhendo aquilo que julga ser melhor para o país. A razão para isso é simples. O altruísmo, diz ele, é um bem de consumo. E aí, a exemplo de geladeiras e sorvetes, a demanda tende a aumentar quando o preço é baixo.

    Como não há nada mais barato que o voto, cujo valor marginal é praticamente zero -a chance de um sufrágio individual alterar o resultado do pleito é irrisória-, o eleitor prefere usar a urna para melhorar sua autoimagem, dando vazão à sua generosidade e convicções mais íntimas.

    De acordo com Caplan, é por isso que as democracias cometem tantos contrassensos econômicos.

    hélio schwartsman

    É bacharel em filosofia, publicou 'Pensando Bem...' (Editora Contexto) em 2016.
    Escreve às terças, quartas, sextas, sábados e domingos.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024