• Colunistas

    Sunday, 05-May-2024 11:25:04 -03
    Hélio Schwartsman

    Os políticos e a realidade

    23/01/2015 02h00

    SÃO PAULO - Foi com surpresa que li na coluna de Vinicius Torres Freire que economistas do Banco Safra reduziram sua estimativa de crescimento do PIB para 2015 de alta de 0,3% para baixa de 0,5%, entre outros motivos, porque o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, reconheceu que o Estado passa por um racionamento de água.

    O assombroso aqui não é que tenham modificado sua previsão, mas que tenham aguardado o governador se atrapalhar com as palavras e quem sabe talvez admitir que esteja faltando água para proceder à atualização. Alckmin se revelou, desde sempre, a fonte menos confiável de informações sobre a crise hídrica. Ouvi-lo nessa matéria faz tanto sentido quanto consultar Dilma sobre o setor elétrico, isto é, nenhum.

    O problema de base aqui está na interação entre a democracia de massas e a arquitetura cerebral. Sabemos, desde Platão, que o regime democrático flerta com o populismo. O principal mandamento do político é não desagradar à população. Se o fizer, perderá a próxima eleição e, assim, deixará de ser político.

    Essa faceta do sistema é tão acentuada que faz com que a própria percepção de realidade seja alterada. Isso significa que o político ou militante partidário que defende teses com pouco amparo na realidade, como a de que não faltaria água em São Paulo ou a de que o governo federal vinha aplicando uma política econômica virtuosa, não necessariamente é um mau caráter. A literatura traz um bom corpo de evidências empíricas a sugerir que as pessoas torcem tanto para que sua versão favorita do mundo se materialize que, em alguma medida, acabam confundindo seu desejo com a realidade.

    O que diferencia políticos comuns de estadistas é que estes últimos não apenas veem as coisas de modo menos deformado pela subjetividade como enxergam para além do horizonte de dois mandatos eletivos. Estadistas vêm fazendo falta ao Brasil.

    hélio schwartsman

    É bacharel em filosofia, publicou 'Pensando Bem...' (Editora Contexto) em 2016.
    Escreve às terças, quartas, sextas, sábados e domingos.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024