• Colunistas

    Thursday, 02-May-2024 16:43:08 -03
    Hélio Schwartsman

    Reação irracional

    24/05/2015 02h00

    SÃO PAULO - Mais uma vez, o mundo assiste a uma conjunção de crises migratórias, com focos na Ásia, na Europa e, em grau mínimo, no Brasil, às voltas com os haitianos. Mais uma vez, o mundo reage de modo irracional à chegada de imigrantes, preferindo organizar expedições militares para caçá-los a acolhê-los.

    Economistas nunca entram em consenso, mas, se há algo que tende a colocar do mesmo lado um bom número deles independentemente de suas preferências ideológicas, é a ideia de que o comércio internacional e a imigração são bons para todas as partes. Trocas voluntárias de bens e serviços quase sempre são sinônimo de ganhos de eficiência.

    De um modo geral, quando importo algo de um país, estou tendo acesso a uma tecnologia ou outra vantagem competitiva de que não disponho. No final das contas, eu aproveitei a maior produtividade do estrangeiro, o que significa que saí ganhando. Ele também, já que trocou sua expertise por dinheiro, com o qual poderá adquirir gêneros que necessita.

    O que vale para produtos vale também para o trabalho. O sujeito que abandona uma zona de guerra e consegue um emprego, ainda que não muito bem remunerado, está claramente melhor. O mesmo vale para a pessoa que o contratou. Ela agora está liberada de certas tarefas e poderá desempenhar outras funções, que em tese sabe desempenhar melhor.

    Comércio e trabalho são jogos de soma positiva. Curiosamente, pelo menos desde Adam Smith, esse é um conceito difícil de vender para o público, que por força de um poderoso viés antiestrangeiro, vê balanças comerciais negativas como exploração e imigrantes como ameaças.

    Na verdade, a imigração é a solução para o planeta. Os países ricos entram com a sociedade estável e o governo funcional e em troca obtêm trabalho, dão sobrevida a seus sistemas previdenciários e ampliam as possibilidades de inovação, que é a fonte última da prosperidade.

    hélio schwartsman

    É bacharel em filosofia, publicou 'Pensando Bem...' (Editora Contexto) em 2016.
    Escreve às terças, quartas, sextas, sábados e domingos.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024