• Colunistas

    Tuesday, 07-May-2024 05:31:06 -03
    Hélio Schwartsman

    Somos todos marcianos

    09/08/2015 02h00

    SÃO PAULO - O título do último livro de Peter Ward e Joe Kirschvink é pretensioso: "A New History of Life" (uma nova história da vida), e o subtítulo, "as radicais novas descobertas sobre as origens e a evolução da vida na Terra", não ajuda muito.

    Como não sou especialista em biologia, geologia nem em paleontologia, não posso julgar com precisão o que constitui realmente novidade e o que é uma interpretação diferente para ideias mais ou menos aceitas. Mas, mesmo que demos um bom desconto para os aspectos em que a obra se pretende revolucionária, "A New History..." continua sendo uma leitura fascinante e informativa (ao menos para quem não é especialista).

    Os autores, que são cientistas de primeira linha, defendem três teses principais. A primeira é a de que a história da vida na Terra foi muito mais conturbada e cheia de emoções do que querem os relatos tradicionais. Nossos ancestrais tiveram de enfrentar uma sucessão de catástrofes, que incluem o congelamento dos oceanos, envenenamento da atmosfera, queda de asteroides, que não contribuem muito para a narrativa darwiniana padrão de desenvolvimento gradual e cumulativo.

    É até possível, eles especulam, que sejamos todos marcianos, já que, 4 bilhões de anos atrás, a química do planeta vermelho era mais favorável à vida do que a da Terra. Como nosso mundo é constantemente bombardeado por meteoritos marcianos, o transporte não seria um problema.

    A segunda tese é a de que, embora valorizemos muito o carbono como elemento químico da vida, pelo menos três outras moléculas –oxigênio, gás carbônico e sulfeto de hidrogênio– foram essenciais para o surgimento da vida multicelular e são elas que ditam o futuro da biosfera.

    A terceira e provavelmente a mais controversa é a de que a evolução se dá também no nível de ecossistemas, e não só de genes, indivíduos e espécies. A linha-dura dos biólogos darwinistas não deverá deixar barato.

    hélio schwartsman

    É bacharel em filosofia, publicou 'Pensando Bem...' (Editora Contexto) em 2016.
    Escreve às terças, quartas, sextas, sábados e domingos.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024