• Colunistas

    Saturday, 27-Apr-2024 11:01:56 -03
    Hélio Schwartsman

    A moral de Deus

    14/11/2015 02h00

    SÃO PAULO - Deu na Folha que crianças religiosas não são mais boazinhas que as não religiosas. Ao contrário, o estudo, que envolveu 1.170 participantes de seis países, indicou que muçulmanos e cristãos são um pouquinho menos generosos e mais intolerantes que seus coetâneos criados em lares não religiosos.

    Qual é o vínculo entre religião e moral? Para os extremamente pios, ele é total. A moral, eterna, emana de Deus, que a revelou aos homens nas Escrituras. A hipótese não resiste a uma análise mais acurada, já que a Bíblia autoriza condutas que hoje consideramos unanimemente imorais, a exemplo da licença para vender filhas como escravas (Êx. 21:7).

    Essa interpretação tampouco se coaduna com a antropologia. A moralidade é tributária de um instinto que se consolidou no homem muitos milênios antes de o primeiro padre celebrar a primeira missa. Sem balizas morais para o convívio social, jamais teriam surgido grupamentos suficientemente complexos para produzir as religiões monoteístas.

    Isso permite mudar a pergunta. Se a religião é tão inútil, por que é universal? A resposta está no contexto social. Nos casos em que lidamos com grupos culturalmente uniformes que quase nunca se encontram com outras tribos e, quando o fazem, é para guerrear, a religião mais ajuda que atrapalha. Ela unifica e motiva.

    Nas situações mais típicas da modernidade, porém, em que vivemos em sociedades multiculturais em que pessoas de diferentes "backgrounds" interagem o tempo todo, o risco é a religião tornar-se um pretexto para legitimar a violência.

    Errei - Estava errada a informação, publicada aqui na terça-feira, de que o governo Alckmin deixou de contabilizar mortes provocadas por policiais em folga para aparecer melhor nas estatísticas. Acrescento, porém, que as múltiplas, cambiantes e contraditórias versões apresentadas pela SSP ao longo da apuração não contribuem para a causa da transparência.

    hélio schwartsman

    É bacharel em filosofia, publicou 'Pensando Bem...' (Editora Contexto) em 2016.
    Escreve às terças, quartas, sextas, sábados e domingos.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024