• Colunistas

    Thursday, 02-May-2024 19:00:07 -03
    Hélio Schwartsman

    Sequestrado pelo cargo

    11/06/2016 02h00

    SÃO PAULO - Alguns meses atrás, alertando para a possibilidade de ter de engolir minhas palavras, prognostiquei que a ala sensata dos eleitores republicanos saberia encontrar um candidato que não Donald Trump para concorrer à Presidência dos Estados Unidos no pleito de novembro.

    Diante dos fatos, sou obrigado a engolir minhas palavras. Em minha defesa, posso apenas alegar que errei em boa companhia, isto é, com grande parte dos colunistas e cientistas políticos norte-americanos, que trataram a pré-candidatura de Trump mais como uma piada do que como algo com chances de materializar-se.

    Bem, o chiste não apenas virou realidade como já se vislumbra o risco de Trump vencer Hillary Clinton. A candidata democrata ainda é a favorita, mas já começam a aparecer pesquisas que colocam o republicano à sua frente. A complexidade do sistema eleitoral americano amplifica as incertezas.

    No pior cenário, que é o de Trump efetivamente vencer, qual seria o tamanho do pesadelo? Não há dúvida de que é relativamente fácil para qualquer presidente produzir grandes estragos, mas será que, no poder, Trump conseguiria mesmo construir um muro na fronteira com o México e proibir a entrada de muçulmanos nos EUA, entre várias outras sandices que já prometeu?

    Não creio que seria tão fácil. O que caracteriza as democracias mais maduras é que seus dirigentes têm relativamente menos poder que os líderes de Estados menos desenvolvidos. Contribuem para isso não apenas o sistema de "checks and balances" (freios e contrapesos), que opera no nível institucional, mas também um jogo mais sutil de pressões políticas e econômicas. E isso vale tanto para o bem como para o mal. Um bom exemplo é o de Obama, que não conseguiu fechar a prisão de Guantánamo como prometera. De algum modo, o sujeito, quando chega ao poder, acaba sequestrado pelo cargo.

    helio@uol.com.br

    hélio schwartsman

    É bacharel em filosofia, publicou 'Pensando Bem...' (Editora Contexto) em 2016.
    Escreve às terças, quartas, sextas, sábados e domingos.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024