• Colunistas

    Saturday, 15-Jun-2024 20:30:38 -03
    Hélio Schwartsman

    Inteligência animal

    03/07/2016 02h00

    O homem é o único animal que [ ]. O espaço entre os colchetes já foi preenchido por hipóteses para todos os gostos. Usa ferramentas, desenvolve e transmite cultura, imagina o futuro, compreende o que se passa em outras mentes, usa sintaxe são algumas das mais recentes. Todas elas acabaram sendo descartadas por evidências empíricas, à medida que os cientistas, particularmente os etólogos, foram sofisticando os experimentos pelos quais acessam e avaliam a inteligência animal. Talvez já seja hora de aposentar a fórmula "o homem é o único animal que...".

    Essa é a tese que o primatologista Frans de Waal defende com ardor em "Are We Smart Enough to Know How Smart Animals Are?" (somos espertos o suficiente para saber quão espertos são os animais?). Como em outros livros do autor, ele nos inunda com histórias incríveis de façanhas intelectuais de bichos. Conta que polvos usam casacas de coco como ferramenta, que elefantes são capazes de distinguir idiomas humanos, que macacos japoneses aprenderam a lavar batatas doces com água e passaram a técnica às próximas gerações. A isso se somam as evidências de que chimpanzés fazem política e até pagam propinas a aliados, sem mencionar os corvos, que estão se revelando verdadeiros Einsteins do reino animal.

    Uma das principais previsões de De Waal é a de que cada capacidade cognitiva que identificarmos no homem será mais antiga e mais disseminada do que sugeriam as primeiras suposições. A evolução darwiniana raramente dá saltos. Ao contrário, tende a operar através de mudanças incrementais. Nossas diferenças cognitivas em relação a outros animais, não apenas mamíferos, são muito mais de grau do que de natureza. É pena que um certo chauvinismo típico de nossa espécie nem sempre nos deixe ver isso e insista em ver o ser humano como pináculo da criação.

    PS: Dou 15 dias de férias ao leitor.

    hélio schwartsman

    É bacharel em filosofia, publicou 'Pensando Bem...' (Editora Contexto) em 2016.
    Escreve às terças, quartas, sextas, sábados e domingos.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024