• Colunistas

    Tuesday, 30-Apr-2024 06:58:54 -03
    Hélio Schwartsman

    Pela libertação das plantas

    18/06/2017 02h00

    Divulgação
    Planta carnívora Cephalotus follicularis, que teve seu material genético sequenciado em pesquisa
    Planta carnívora Cephalotus follicularis, que teve seu material genético sequenciado em pesquisa

    SÃO PAULO - Essa os vegetarianos vão odiar. Se você pensa que basta renunciar à carne e a outros produtos de origem animal para acabar com o especismo que assola o planeta, saiba que as coisas podem não ser tão simples. Ainda que timidamente, vai ganhando corpo a noção de que plantas também devem ser objeto de consideração ética. É um exagero falar em direitos dos vegetais, mas um comitê do governo suíço, após análise de evidências científicas, concluiu que plantas devem ter sua "dignidade" protegida.

    E que evidências científicas são essas? É aqui que as coisas ficam interessantes. Ainda não vi ninguém sério defendendo que existe uma fitoconsciência, mas já há trabalhos mostrando que plantas são seres bem mais sofisticados, sensitivos e comunicativos do que se imaginava, de modo que alguns cientistas falam em inteligência vegetal. Stefano Mancuso e Alessandra Viola, autores de "Brilliant Green" (verde brilhante), estão nesse grupo.

    O tom do livro é claramente apologético. A dupla não esconde o desejo de chocar o leitor, aproximando funções desempenhadas por plantas daquelas que julgávamos exclusivas de animais. Eles defendem, por exemplo, que nossos amigos clorofilados apresentam todos os cinco sentidos presentes no corpo humano e mais 15 outros (percepção de gravidade, campo magnético etc.). Seus argumentos talvez sejam um pouco enfeitados, mas estão longe de pertencer ao campo da ficção.

    Mais do que isso, recorrendo a um complexo sistema de sinalização química, plantas conseguem convocar insetos para defendê-las de predadores, alterar seu gosto para tornarem-se intragáveis e até alertar outros vegetais da presença de ameaças. São comportamentos que não hesitaríamos em classificar como inteligentes se exibidos por um animal. É só devido a um animalocentrismo que herdamos de Aristóteles que nos recusamos a ver a inteligência das plantas.

    hélio schwartsman

    É bacharel em filosofia, publicou 'Pensando Bem...' (Editora Contexto) em 2016.
    Escreve às terças, quartas, sextas, sábados e domingos.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024