• Colunistas

    Sunday, 05-May-2024 08:16:12 -03
    Heloísa Negrão

    Maquiador ensina técnica para afinar o rosto

    04/10/2013 06h00

    Sem regimes, nem photoshop, maquiadores conseguem criar a ilusão de um rosto mais fino, ou menos anguloso, com o efeito de luz e sombra (que na maquiagem é sinônimo de iluminador e pó mais escuro).

    O segredo é clarear a área que se quer "aumentar" e escurecer a que precisa diminuir, afirma o maquiador Raul Melo, da Quem Disse, Berenice?. A região abaixo da bochecha (onde fica chupado quando se faz boca de peixinho), se escurecida, cria profundidade. E o iluminador, se passado no ossinho abaixo dos olhos, faz "saltar" a parte de cima do rosto, já que irá refletir mais luz do que as bochechas. Quem olhar, vai reparar mais na parte brilhante e menos na escurecida.

    O mesmo funciona para o nariz. Quem se incomoda com o nariz mais gordinho na ponta, pode escurecer as laterais das narinas e dar brilho na parte de cima.

    PREPARANDO A TELA

    Antes de começar o passo a passo, Melo uniformizou o tom da pele de Maria Júlia Silva Marques (estagiária da editoria de Mídias Sociais, que topou ser modelo para a Boniteza). "Eu uso a cor do meio do rosto como parâmetro para escolher a base", diz Melo. "O nosso rosto tem vários tons, por causa do uso de protetor ou da forma que o sol incide sobre nós", diz.

    Por isso é preciso prestar atenção no pescoço, que, normalmente, é mais claro que o rosto. "Com a base que sobrar no pincel, passe o produto para o pescoço", diz Melo.

    Na galeria abaixo, Melo ensina a técnica de luz e sombra:

    Para escurecer as áreas que se quer disfarçar (como as bochechas, testa, laterais das narinas ou papada), Melo recomenda o uso de pó bronzeador sem brilho ou pó compacto vários tons mais escuros que a pele. É preciso ter cuidado na hora de comprar, pois muitos dos 'bronzers' tem brilho na fórmula e pode acabar acentuando ao invés de esconder.

    A aplicação é feita com pincéis -- pode ser de blush ou de pó. Melo lembra que para não fazer meleca é preciso dosar aos pouco. "Só encoste as cerdas no pó. E mesmo assim tire o excesso assoprando ou sacudindo o pincel", diz.

    heloísa negrão

    Escreveu até setembro de 2016

    Boniteza

    É formada em jornalismo pela PUC-SP e em ciências sociais pela USP. Foi editora-adjunta de Novas Plataformas e repórter da revista sãopaulo.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024