• Colunistas

    Sunday, 05-May-2024 15:59:35 -03
    Heloísa Negrão - Heloisa Fontes de Oliveira Negrão

    As japonesas e os gadgets de beleza

    16/10/2013 14h03

    O mercado de aparelhos eletrônicos para beleza no Japão não se resume a chapinha, secador e baby-liss.

    Em uma loja de departamento de Osaka, há prateleiras exclusivas para eletrônicos que prometem melhorar a textura de pele. Um aparelho da marca Ya-Man que vai de 12ºC até 42ºC pode ser usado tanto para se refrescar antes de fazer a maquiagem quanto para aquecer na hora de uma massagem, antes de aplicar cremes ou para fazer limpeza de pele.

    No país da massagem, há uma infinidade de aparelhinhos que prometem lifiting facial. Máscaras massageiam a área dos olhos e dizem reduzir a aparência de cansaço.

    Heloísa Negrão/Folhapress
    Eletrônicos para massagear o rosto e melhorar a aparência de cansaço
    Eletrônicos para massagear o rosto e melhorar a aparência de cansaço

    O cuvex que aquece ganha novos formatos por lá. Há versões mini das escovas elétricas que servem para curvar os cílios. Esses eletrônicos têm o formato de um pincel de rímel, mas giram automaticamente e aquecem (Veja aqui ). Vale dizer que as japonesas são obcecadas por cílios postiços e rímel.

    As bases também têm um aplicador eletrônico para chamar de seu. O Romi Foundation funciona como um daqueles aparelhos usados para encerar o carro -- no caso, a lataria é o rosto e a cera, a base.

    Veja como funciona

    CABELO

    Secadores e chapinhas abundam e fazem muito além do que se espera deles. Há secador com uma função específica para refrescar o rosto após secar os cabelos. E são tantos modelos de chapinhas que tem até um específico para os homens.

    Heloísa Negrão/Folhapress
    Prateleira da loja Yodobashi cheia de escovas elétricas
    Prateleira da loja Yodobashi cheia de escovas elétricas

    A chapinha EH-HW24 (ver vídeo abaixo) faz ondas largas no cabelo e cria um look à Gisele Bündchen. A principal diferença dela para as chapinhas finas usadas para fazer cachos ou o tradicional baby-liss é que, apesar de enrolar o cabelo no aparelho, o movimento é para baixo, esticando o cabelo como se fosse alisar. O gadget tem dois lados, o mais grosso para fazer cachos mais largos e o mais finos, cachinhos.

    Veja vídeo

    A repórter Heloísa Negrão viajou a Osaka a convite da Panasonic

    heloísa negrão

    Escreveu até setembro de 2016

    Boniteza

    É formada em jornalismo pela PUC-SP e em ciências sociais pela USP. Foi editora-adjunta de Novas Plataformas e repórter da revista sãopaulo.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024