• Colunistas

    Friday, 03-May-2024 09:26:40 -03
    Heloísa Negrão

    A maquiagem da bailarina

    18/12/2013 18h55

    Tudo nas bailarinas remete à leveza. Da saia de tutu ao seus corpos pequenos e magros, passando pelos saltos e rodopios nas pontas dos pés. A maquiagem é uma exceção a essa regra.

    "De longe, na plateia, parece uma maquiagem leve, mas tem muita cobertura", diz Chloe Gaya, maquiadora da rede Jacques Janine e responsável pela maquiagem do espetáculo "Quebra Nozes" (em cartaz em São Paulo).

    A pele é o ponto principal. Para cobrir e contornar o rosto das moças, Chloe usa o trio de base Ultra Foundation da Kryolan (marca especializada em maquiagem para teatro).

    Divulgação
    Parte do espetáculo "O Quebra Nozes", em cartaz em São Paulo
    Parte do espetáculo "O Quebra Nozes", em cartaz em São Paulo

    Com um tom mais escuro, os maquiadores criam jogos de luz e sombra para afinar nariz e rosto. O iluminador contribui para ela brilharem ainda mais no palco.

    Além da base mais pesada, o pó translúcido é outro aliado para segurar o make das moças que suam muito no palco. "Nos intervalos, eliminamos o excesso de suor e retocamos o pó translúcido [aqueles que são brancos no potinho, mas não tem cor nenhuma na pele]."

    O que a maquiadora gasta em base (no Brasil, esse trio sai por mais de R$300), economiza nos olhos. "Usamos as paletas de sombra 3D, que vende na 25 de Março. Funciona, elas brilham muito e dão um efeito legal no palco", diz.

    Divulgação
    O traçado do delineador (ou do lápis preto) ultrapassa a linha da raiz dos cílios, dando a impressão de olho maior
    O traçado do delineador (ou do lápis preto) ultrapassa a linha da raiz dos cílios, dando a impressão de olho maior

    OLHÃO, LITERALMENTE

    "A gente faz uma maquiagem que aumenta os olhos e dá mais expressão", diz. Para isso, os maquiadores passam o lápis de olho na raiz dos cílios (e não na linha d'água) e até extrapolam (veja foto). A ideia é aumentar o olho da bailarina, para que quem esteja sentado na última fileira possa ver todos os detalhes enquanto ela rodopia pela palco.

    Nesse sentido, o delineador mais "gatinho" também ajuda a realçar. Acentuar as sobrancelhas e grudar os cílios postiços também são essenciais para criar o olhão.

    "As cores das sombras sempre formam um degradê, isso dá muito mais expressão ao olhar", diz. Por isso, o preto e o marrom estão sempre no canto externo e os prateados, quase brancos, no cantinho interno. "Quanto mais cores, mais profundidade damos ao olhar", afirma.

    Divulgação
    O degradê de cores na sombra é bem marcado, dá mais 'profundidade' ao olhar, diz a maquiadora
    O degradê de cores na sombra é bem marcado, dá mais 'profundidade' ao olhar, diz a maquiadora

    A cor dos lábios também é escolhida com cuidado. "Se colocarmos muito claro, tipo nude, elas ficam pálidas. Se for vermelho, pode parecer preto dependendo da luz do palco", explica. Os rosas mais escuros são os mais usados.

    Apesar de forte, a ideia do blush é só dar uma corzinha, mas esse arzinho de saúde precisa ser visto bem de longe.

    heloísa negrão

    Escreveu até setembro de 2016

    Boniteza

    É formada em jornalismo pela PUC-SP e em ciências sociais pela USP. Foi editora-adjunta de Novas Plataformas e repórter da revista sãopaulo.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024