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    Heloísa Negrão

    Marcas apostam na "salonização" do xampu e condicionador

    19/03/2014 15h20

    "Resultado de salão em casa", "expert", "Pro", cauterização são alguns dos termos estampados cada vez mais nas embalagens de xampu.

    "Brasileira é um consumidora exigente e quer performance, uma maneira de dizer que um produto tem bons resultados é relacioná-lo aos procedimentos de salão", afirma Belisa Souza, gerente de grupo da Garnier.

    'Há uns dois anos vem crescendo essa 'salonização' na comunicação das marcas comerciais, seja pelo nome dos produtos ou pelo uso de cabeleireiros renomados nas propagandas', diz Belisa.

    Segundo pesquisa da L'Oreal, os cabeleireiros exercem grande influência na decisão das brasileiras por qual produto comprar. Esse seria o segundo motivo para chamá-los para perto dos prosaicos xampus e condicionadores.

    Usar termos de salão também está nesta estratégia. A linha clássica da Pantena já traz o Pantene Hidro-Cauterização. De acordo com a marca, essa linha foi feita para combater os danos mais severos, causados por anos de tratamentos químicos.

    A linha Fructis, de Garnier, também deve lançar ainda esta semana xampu, condicionador, máscara e óleo que promete um efeito similar da 'cauterização' feita nos salões. "Os cabeleireiros dizem que a cauterização faz bem para o cabelo, quando a mulher ver que pode ter isso em casa, vai se interessar pelo produto", diz Belisa.

    Nos salões, cauterização ou selagem é uma super hidratação feita com queratina e finalizada com secador e chapinha – essa última é que "fecha" a cutícula do fio embebido em queratina.

    Divulgação
    Linha Pantene Expert (no alto), Elseve Reparação Total 5 Extra-Profundo e Fructis Óleo Reparação Pós-Química
    Linha Pantene Expert (no alto), Elseve Reparação Total 5 Extra-Profundo e Fructis Óleo Reparação Pós-Química

    PROBLEMAS MAIS ESPECÍFICOS

    Os rótulos de xampus trazem cada vez menos as etiquetas "cabelo seco", "cabelo oleoso" e "cabelo normal". Produtos para "cabelos danificados" é o novo pretinho básico para as marcas.

    Motivo? As tinturas e alisamentos cada vez mais populares. De acordo com a L'Oreal, 62% das brasileiras já fizeram algum tipo de processo químico nos fios (a pesquisa ouviu 1.500 mulheres em todo o país). A escova progressiva é líder entre elas.

    Com isso, a dupla xampu/condicionador tende a se especializar ainda mais. O cabelo oleoso natural agora pode estar seco após tintura e alisamentos. E o seco de antes, pode ter ficado oleoso, por causa do excesso de escova progressiva, diz Aline Muniz, da L'Oreal.

    A Pantene lançou no final do ano passado uma linha – denominada Expert – que promete resolver o problemas como o envelhecimento capilar (causado por danos acumulados) e fios extremamente danificados.

    De acordo com a marca, essa linha traz a combinação de niacinamida, cafeína e pró-vitaminas, usada em produtos rejuvenescedores para pele e que foram adaptada para o cabelo. O investimento em tecnologia reflete no preço do produto final (R$30), mais alto que seus companheiros na prateleira da farmácia.

    A Elseve também deve lançar em breve a linha Reparação Total Danos Extremos. Ela é focada nos cabelos extremamente danificados pelo uso constante de tintura e escova progressiva. E promete selar as pontas duplas causada pela progressiva.

    NO SALÃO

    Essa esses xampus e condicionadores supercostumizados já existem há anos nos salões.

    Também sob o guarda-chuva da gigante L'Oreal, marcas como Redken, L'OIréal Professionne e Kerastase são vendidas exclusivamente nos salões. Os produtos dessas linhas custam até dez vezes mais do que os de supermercados e farmácia.

    Esses produtos são como remédios com tarja vermelha, pois exigem prescrição profissional, no caso, os cabeleireiros. A cada lançamento, essas marcas oferecem cursos aos profissionais para que eles possam entender para que tipo de fio a linha foi desenvolvida.

    "A Kerastase é a marca mais amada e mais odiada do mundo", brinca Tatiana Berke, do Studio W. Para ela, quem usa o produto que não é específico para o seu tipo de cabelo terá um resultado ruim (ainda que tenha gastado muito dinheiro no xampu). Ou seja, não adianta comprar essas linhas só porque é bom para o cabelo da amiga – será muito dinheiro jogado fora.

    Ela ainda afirma que muitas vezes as linhas de salão dão continuidade ao procedimento feito por ela. "Não adianta uma cliente vir aqui, fazer luzes lindas e depois usar qualquer xampu", afirma. Essas linhas, quando indicadas corretamente, prolongam a beleza do tal "resultado de salão", segundo a cabeleireira.

    Ulisses S.J, do Blend, diz que xampu e condicionador fazem a diferença. "A cliente nota que o cabelo mudou depois de 5 ou 6 lavagens", diz. Ele não indica produtos de supermercado. "Não dá para esperar muito de um produto de 400 ml que custa R$ 12. As marcas comerciais têm menos tecnologia", afirma.

    Andre Albarran, da Elseve, nega. "A L'Oreal tem marcas premium, como a Lâncome. As tecnologias de ponta são primeiro oferecidas nos produtos dessas marcas. Depois dessa 'amortização', elas vêm para o mercado de massa".

    Ulisses também usa a espuma como medidor da qualidade dos produtos de farmácia. "Se faz muita espuma é porque tem muito sulfato e isso resseca o cabelo" (leia mais sobre esse ingrediente aqu ).

    heloísa negrão

    Escreveu até setembro de 2016

    Boniteza

    É formada em jornalismo pela PUC-SP e em ciências sociais pela USP. Foi editora-adjunta de Novas Plataformas e repórter da revista sãopaulo.

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