• Colunistas

    Friday, 03-May-2024 03:29:37 -03
    Heloísa Negrão

    Dicas para a maquiagem da noiva

    16/04/2014 13h01

    Noiva de preto? Só na passarela. O mesmo vale para a maquiagem. "Só faço olho preto se a noiva insistir muito. Mas ainda assim, eu tento convencê-la a usar as duas pinturas: uma mais clean para a cerimônia na igreja e deixar a preta só para a festa", afirma Junior Mendes.

    A bancada de maquiagem de Júnior não ganha pela variedade de cores, mas sim de tons. Há inúmeros tons de marrom e dourado; cinza e preto aparecem também, mas menos.

    De acordo com o maquiador, especializado em noivas, a maquiagem não pode ser datada. "Ela tem de olhar para o álbum de fotos daqui 20 ou 30 anos e continuar se achando linda, diz. Ou seja, nada de batom pink ou laranja, nem qualquer outro tom que esteja na moda.

    A maquiadora Bel Luscher discorda. "Já fiz uma noiva com olho preto. Era a marca registrada dela. Se estiver bem esfumado, com a pele incrível, não tem porque ficar feio", afirma.

    Antes de fazer uma noiva, o maquiador deve entrevistá-la e conhecê-la bem. Para Mendes, o erro mais comum é a noiva entrar na igreja sem que as pessoas a reconheçam. "Ela precisa ser ela naquele momento e não outra pessoa", diz.

    Para Bel, o erro mais comum cometido em makes para noiva e o excesso de base. "Na minha opinião a noiva deve parecer naturalmente bonita, e não mostrar que usou uma camada super grossa de produto. Prefiro usar uma base leve e corrigir manchas mais difíceis com corretivo, pontualmente", diz.

    Outra dica da maquiadora é carregar o fotógrafo na hora de fazer o teste para maquiagem. "É o flash que vai mostrar se a cor [da base] esta adequada ou não", diz. Afinal nenhuma noiva vai querer o look fantasminha no seu álbum.

    O maquiador também torce o nariz quando a mulher pede produtos com cintilância. "Dá um brilho estranho e, na foto, pode parecer que a pele está oleosa", afirma. "Deixa o prata para a passarela", completa Bel.

    Mendes defende os produtos opacos, "que também ajudam na fixação da maquiagem". Mendez diz só usar fixador de maquiagem quando a noiva pede. "Se o produto é bom, oil-free e à prova d'água, ele não sai", afirma.

    Bel aconselha as noivas a conversar com o maquiador não só sobre como vai ser o make, mas também sobre a qualidade dos produtos que ele vai usar. Bons produtos são a chave para que ninguém derreta.

    "Trocar referências antes do teste também facilita a comunicação entre a noiva e o profissional. Isso é importante para não correr o risco de você pedir um esfumadinho e acabar com um olho preto de balada", brinca.

    E para a noite de núpcias, não esqueçam o demaquilante. "Muitas noivas esquecem. E não é legal acordar toda borrada na primeira manhã ao lado do maridão", brinca.

    heloísa negrão

    Escreveu até setembro de 2016

    Boniteza

    É formada em jornalismo pela PUC-SP e em ciências sociais pela USP. Foi editora-adjunta de Novas Plataformas e repórter da revista sãopaulo.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024