• Colunistas

    Wednesday, 15-May-2024 13:48:31 -03
    Heloísa Negrão

    Maquiagem para a Copa

    11/06/2014 15h46

    Você ama Copa do Mundo? Já completou o álbum, comprou ingresso para o jogo e pintou os paralelepípedos da rua de verdade e amarelo? Se sim, esse texto é para você. Para quem está no clima o oposto e pouco se importa quem é Hernanes, Fred ou Hulk, além de achar que a mistura de verde com amarelo é a coisa mais cafona do mundo, clique aqui e leia dicas sobre maquiagem e cabelo que não envolvem as cores do Brasil.

    Se a ideia é fazer uma coisa simples, como um traçinho verde e outro amarelo em cada lado do rosto, no estilo "caras pintadas", é só passar em qualquer farmácia e comprar tinta para rosto. A maioria das marcas tem tintas corporais nas cores da bandeira. Alguns vem em formato de pancake, um pó compacto e colorido, que se mistura com água para passar na pele.

    Para quem quiser acessórios, cílios postiços e apliques para cabelo criam um visual carnavalesco e que pode ser "desmontado" assim que o jogo (ou a festa) acabar.

    "Se você vai receber os seus amigos em casa, quanto mais fantasia melhor. Pode tudo, até boca verde", diz Cristiane Siviero, consultora da imagem. O mesmo vale para quem vai assistir o jogo em um bar: unhas pintadas de verde e amarelo com adesivos coloridos podem ser usados sem medo.

    O problema está nos eventos mais formais ou para quem quer mostrar seu patriotismo na empresa. "Para ficar sofisticada, e ainda assim mostrar que está no clima da Copa, escolha uma cor só da bandeira", diz. Nos olhos, Siviero indica a sombra azul escuro para as mulheres de pele bem clara; o verde (escuro ou até mesmo metalizado) para morenas com tom mais amarelado; e, finalmente, o amarelo e o dourado para as negras. "Misturar as quatro cores da nossa bandeira fica 'too much' para qualquer mulher", afirma.

    "É preciso pensar como no Carnaval: não é porque eu saio de Odalisca no bloco, que eu vou trabalhar assim", conclui.

    heloísa negrão

    Escreveu até setembro de 2016

    Boniteza

    É formada em jornalismo pela PUC-SP e em ciências sociais pela USP. Foi editora-adjunta de Novas Plataformas e repórter da revista sãopaulo.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024